sábado, 28 de novembro de 2009
TOP 100 do Wine Spectator 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Divorzio all'italiana
Imperdível comédia italiana dirigida por Pietro Germi em 1961. No elenco Marcello Mastroiani, Stefania Sandrelli, Lando Buzanca. Para assistir tomando um vino rosso estivo.
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Domingo no pátio do Lorita
Queridíssimos amigos,
Domingo no pátio é sempre uma vontade nossa. Nossa casa ganhou mais mesas de jardim, aguardam para serem habitadas num ti ti ti de domingo em que desejamos ouvir lá da cozinha esse som que as pessoas em torno de uma mesa fazem de forma tão única....
Tchan tchan...TEMOS UM CONVIDADO ESPECIAL....
ELE PROMETEU SALMÃO....ELE É O "METIDO" BEM-VINDO DA VEZ !!!!
Eu disse em outro momento que as confrarias são muito especiais....gente reunida !!! Gente conversando, trocando, aprendendo...ESCUTANDO...
QUEREMOS TE OUVIR VILSON !!!!
Pra nossa alegria, Vilson Ferreira, confrade da União Cooks, vem habitar nossa cozinha neste domingo especial !!!!
Menu do convidado:
Entrada: gâteaux de salmão e anchova negra
Prato principal: salmão em crosta de coco
Sobremesa: a nos surpreender !!! (não será salmão!)
E quem não come peixe? Será salvo pelo Peter, e com sorte poderá desfrutar de um menu confiança !!!!
E as crianças? Pra elas um menu alegria...bifinho, batatinha...etc
QUEIRAM POR FAVOR RESERVAR 32 64 6000
ou,
caso venham sem reservas, venham com sorte !!!!
Abraço e até domingo, Roberta, Peter e Nani.
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Degustação com vinhos franceses
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Cave Antiga - Espumante Brut
Acompanha bem entradas diversas, canapés, coqueteis, sanduichinhos caprichados, carnes brancas, perú de natal, lombo de porco(exceto Lombo à California) e pescados em geral.
Foi medalha de ouro no IV Concurso Internacional de Vinhos do Brasil-2008.
SIMEI 2009 - Milão - Itália
Contato:
Via San Vittore al Teatro, 3 – 20123 Milano
Tel. (+39) 02 7222281 Fax (+39) 02 866226
E-mail: info@simei.it
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Espumante Moscatel Valmarino
É um espumante que apresenta sabor frutado muito intenso, é leve e tem muito frescor, ideal para um brinde de final de tarde em lugares abertos, ou então para beber admirando a paisagem, conversando com alguem que a gente gosta.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Diferenças entre quatro champagnes da Maison Gosset
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Vinandino 2009
O Brasil recebeu 5 medalhas na 9ª edição do VINANDINO, realizada na primeira semana deste mês de novembro. O enólogo Gilberto Pedrucci esteve representando a ABE e participou da avaliação juntamente com 35 degustadores internacionais e 60 argentinos. O concurso avaliou vinhos, espumantes e derivados de 15 paises, ao todo, 832 amostras foram degustadas.
Medalha de Ouro
Mundvs Cabernet Sauvignon 2005 - Casa Valduga Vinhos Finos
Medalha de Prata
Aurora Espumante Prosecco - Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Espumante Brut Chardonnay - Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Espumante Moscatel Premium 2009 - Casa Valduga Vinhos Finos
Garibaldi Espumante Moscatel 2009 - Cooperativa Vinícola Garibaldi
Zanotto Espumante Moscatel - Vinícola Campestre
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Dominus 2003
Este é o rótulo do Dominus 2003 com assinatura de Christian Moueix, o vinho é um corte de Cabernet Sauvignon 88%, Cabernet Franc 7% e Petit Verdot 5%, foi elaborado com uvas dos vinhedos de Napanook, em Yountville, Califórnia. 2003 foi uma safra caracterizada por um longo ciclo de desenvolvimento das videiras, estendendo-se até novembro em algumas parcelas, e com as uvas atingindo maturação excepcional. O vinho, consequentemente, ganhou muito em complexidade e riqueza de aromas. Passou por estágio de 16 meses em barricas de carvalho francês.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
IV Simpósio Catarinense de Vinhos Finos de Altitude
Secretária - ACAVITIS
Fone/fax: + 55 49 3233.3870
acavitis@acavitis.com.br
Os vinhedos de Joan Manuel Serrat
sábado, 14 de novembro de 2009
Bacalhau Pantaneiro
Já comi traira salgada, camarão salgado e outros peixes conservados pelo processo de salga, mas outro dia fiquei conhecendo uma receita vinda de Corumbá-MS, que me deixou com água na boca, “Bacalhau Pantaneiro”, este é o nome da matéria do Globo Rural, vou colocar o link lá no fim para quem quiser conferir.
O camarão salgado vinha de São José do Norte, sempre tinha um saco de aniagem guardado na despensa da casa de Dona Tonica, mãe de meu amigo Marco Vendaval. Costumava passar no apartamento da Rua Nova Iorque quase toda sexta-feira para tocar violão e ensaiar umas músicas novas, logo chegava o velho Edson para nos acompanhar e sempre acabava dedilhando uma antiga milonga mostardeira, que eu gostava muito de ouvir, o tom era Mi menor, nunca esqueci. A melhor parte dos ensaios era a chegada de um prato deste camarão que estou falando, a gente comia assim mesmo, seco e salgado, regado com algumas garrafas de cerveja gelada, coisa muito boa, nem sei se ainda fazem, pois entra ano e sai ano, e o camarão vai desaparecendo da Lagoa dos Patos.
A traira era da Lagoa Mirim, mais um lagoão desses que a gente não enxerga a outra margem, fica mais para o sul, indo na direção da fronteira com o Uruguai. O pessoal que vivia na costa da lagoa tinha o hábito de conservar o peixe na salga, era alimento garantido o ano todo. Passamos uma semana acampados nas terras de Wartião Azevedo, padrinho deste meu amigo, isto aconteceu lá por setenta e pouco e foi quando conheci esta iguaria. Lembro que meu prato veio tapado de espinhas, algumas delas muito pequenas e que davam muito trabalho de separar, ainda mais debaixo da luz de um lampião de querosene, mas a carne da traíra, preparada desta forma, é saborosíssima.
Bom, agora chegando ao Pintado. Gosto muito de filé de pintado, grelhado simplesmente, acompanhado de arroz, batata cozida ou um bom pirãozinho, para mim é muito melhor que salmão. E já comi um filé de pintado desses, lá em Corumbá mesmo, olhando toda beleza e largura do Rio Paraguai. De entrada era servido um caldinho muito revigorante, uma sopa feita de cabeça de piranha, um verdadeiro espetáculo, uma dessas jóias da cozinha do interior do Brasil.
Não vou sugerir o vinho agora, mas é claro que é um prato que pede e merece um grande vinho para acompanhar. Qualquer hora dessas vou aparecer em Corumbá para fazer esta escolha.
Para ver a receita da Dona Catarina Nunes, ingredientes e modo de conservar um peixe com sal, é só clicar neste link.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
A Vida Secreta da Natureza
Por certo perdeste o senso!
Eu vos direi, no entanto,
que para ouvi-las muitas vezes desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
Olavo Bilac
Seminário sobre vitivinicultura sustentável e paisagens vitícolas
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Vino del Chiodo
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Clos Martinet 2004
Amon-Ra 2007
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Gosset entra para a carta da Grand Cru
Gosset, a casa mais antiga de Champagne com 425 anos de história, agora está presente no portfólio da importadora Grand Cru. E, em comemoração á chegada de mais um ícone do Velho Mundo à sua carta, a importadora promoverá, no próximo dia 16 de novembro (segunda-feira) uma degustação na sua unidade de Porto Alegre. O evento, que será conduzido pelo diretor da vinícola, Philippe Manfredini, será acompanhado de Menu Finger Food, especialmente elaborado pelo chef Marcelo Gonçalves para a ocasião. O encontro acontece a partir das 20h30 e o investimento é de R$ 130 por pessoa.
Na wine list:
Gosset Brut Excellence
Gosset Grand Reserve Rosé
Gosset Millesime 1999 / RP 93
Gosset Grand Reserve Rose
Sobre a Gosset: Fundada em 1584, a casa tornou-se a mais tradicional produtora da região de Champagne, produzindo excelentes rótulos apreciados em todo o mundo. É presidida pela família Cointreau, que imprime uma gestão focada na produção de grandes cuvées e nos champagnes safrados elaborados em terrenos Grand Cru.
Serviço:
Champagne Gosset no Brasil
Data: 16 de novembro (segunda-feira)
Local: Grand Cru - Rua Quintino Bocaiuva, 1447 - Rio Branco - Porto Alegre
Horário: 20h30
Investimento: R$ 130 / pessoa
Informações e reservas: (51) 3332-8043 ou infopoa@grandcru.com.br
RSVP: Diego
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
XII Congresso Latinoamericano de Viticultura e Enologia
sábado, 7 de novembro de 2009
Eintopf
O almoço de todos os sábados, na casa de minha avó paterna, costumava ser um fervido de batatas, lingüiça e couve, tudo junto e misturado, cozido numa única panela, é de onde vem este nome Eintopf, em português significa uma panela. Sábado sempre era dia de faxina geral, de abrir a casa toda, portas, janelas, limpar vidraças e tirar a poeira dos dias de mau tempo, de arredar os móveis, catar traças escondidas, e bater os tapetes no varal. A casa era um brinco, minha avó primava pela limpeza, o assoalho daquele chalé de madeira brilhava com seus cuidados. Meu avô se encarregava da arrumação do quintal, trabalhava na horta arrumando os canteiros, onde produzia diversos tipos de verduras, temperos e até aspargos conseguia colher no solo arenoso da Tristeza, era um operário formado em escolas técnicas da Alemanha, um mestre-fundidor que conhecia os segredos da terra.
Era para simplificar a vida e valorizar o tempo, um modo de saber cuidar e aproveitar melhor as coisas que eles tinham.
A receita é trivial e fácil de preparar, alguns ingredientes já escrevi lá em cima, mas podemos fazer algumas modificações. Colocar mostarda no lugar de couve, ou então espinafre, acrescentar um pouco de vagem cortada, depende da época do ano, o que estiver mais bonito e pronto. Lingüiça. A melhor lingüiça para esta receita é a mista defumada de Picada Café, sempre encontro nas bancas especializadas do Mercado Público, ou então, trago de armazéns e padarias da Scharlau e Portão, quando volto de minhas andanças por Bento. Juntar algumas cebolinhas em conserva, no final do cozimento, dá um toque especial, um gostinho de azedo para contrastar/harmonizar com o picante e o fumé, o vegetal e o amargo.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Degustação com Jorge Lucki na apresentação de slides
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Marketing do Vinho - Novas estratégias
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Valmarino - Cabernet Franc Ano Dez - safra 2005

terça-feira, 3 de novembro de 2009
Jorge Lucki comanda degustação em Porto Alegre
Em comemoração aos sete anos de atuação da importadora Grand Cru no Brasil, a unidade da rede em Porto Alegre receberá, nesta quarta-feira (4 de novembro), o jornalista, enólogo, palestrante e consultor de vinhos Jorge Lucki, um dos mais renomados especialistas na bebida de Baco no país. Lucki vem a convite da importadora para comandar uma degustação especial de grandes rótulos do Velho e do Novo Mundo, oriundos da Austrália, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Hungria. O evento acontece a partir das 20h30 e o investimento é de R$ 270 por pessoa. As vagas são limitadas.
Na wine list, os seguintes rótulos:
França – Alsacia
Riesling Cuvve St. Catherine Domaine Weinbach 2007 / RP90 - R$ 290
Itália – Piemonte
Massolino Barolo Margheria 2004 / RP 95 - R$ 500
França – Bordeaux
Quinalt L’Enclos 2005 – Grand Cru Saint Emilion / RP 94 - R$ 440
Espanha – Priorato
Clos Martinet 2004 / RP 94 - R$ 427
Austrália – Glaetzer
Amon-ra 2007 / RP 96-99 - R$ 390
Hungria – Disnókó
Tokaji 5 Puttonyous 200 / RP 93 - R$ 260
Aniversário Grand Cru com Jorge Lucki
Local: Grand Cru - Rua Quintino Bocaiúva, 1447 - Rio Branco - Porto Alegre
Horário: 20h30
Custo: R$ 270 / pessoa
RSVP: Pamela
Informações e reservas: (51) 3332-8043 ou infopoa@grandcru.com.br
Pizzato Merlot - Reserva 2005

Temperatura recomendada: 16 - 18ºC
Acompanha bem carnes vermelhas, assados, aves medianamente temperadas, massas e risotos.
Graduação Alcoólica: 13,0%