El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul chega à sua décima edição



Nos dias 1º e 2 de outubro, ocorrerá o X Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do Rio Grande do Sul, no Centro de Eventos do Museu Dom Diogo, em Bagé (RS). Serão apresentados temas relevantes para o desenvolvimento tecnológico e setorial da vitivinicultura daquela região, uma das mais importantes do estado, contribuindo para a competitividade dessa atividade integrante da matriz produtiva da região Sul do RS.

Segundo José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e integrante da Comissão organizadora, o evento foi idealizado para o atual momento vivenciado pela vitivinicultura na Campanha Gaúcha. “Além das palestras e painéis que irão evidenciar o 'estado da arte' da vitivinicultura na região, este ano vamos trazer o case da Villaggio Bassetti. Um projeto vitivinícola e enoturístico para conhecimento e discussão com os empresários da região”, comenta.

Abrindo o seminário, a professora Shana Sabbado Flores, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), irá falar sobre a “Vitivinicultura Sustentável: conceitos e proposta de abordagem para a Região Campanha”, temática que ela pesquisou durante seu mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em seu estudo, Shana avalia as diferentes fases da vitivinicultura na Campanha Gaúcha, culminando com uma apresentação do momento atual, no qual ocorreu a organização e a articulação dos produtores locais, através da criação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e na busca por uma Indicação Geográfica.

Também serão abordados, no primeiro dia do evento, em formato de painéis e por diferentes palestrantes (veja programa completo abaixo), temas como a importância da formação de profissionais especializados em vitivinicultura, características dos vinhos da Campanha e estratégias para incrementar a qualidade da uva. Já na sexta-feira, dia 2, os participantes realizarão uma visita orientada à Vinícola Batalha, em Candiota (RS).

O X Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é promovido pelo Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Vitisul. São apoiadores o Senar, Sebrae, Prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios de Bagé e Candiota. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos, estudantes e lideranças setoriais e políticas.



Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com: Comitê de Fruticultura da Metade Sul: e-mail: comitefrut@gmail.com ou telefone: (53) 9706.7777 e Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Turismo de Bagé – telefone: (53) 3247-1395.


Serviço:
O que: X Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS
Quando: 1º e 2 de outubro de 2015
Local: Centro de Eventos do Museu Dom Diogo, em Bagé (RS) e Vinícola Batalha, em Candiota (RS)

Programa:

1º de outubro – quinta-feira

9h - Solenidade de abertura

10h – Palestra: “Vitivinicultura Sustentável: conceitos e proposta de abordagem para a Região Campanha” (Profa. Shana Sabbado Flores – IFRS – Campus Restinga, Porto Alegre, RS)

11h - Intervalo

11h15 – Palestra: “Case Villaggio Bassetti – Vinhos de Altitude” (José Eduardo Pioli Bassetti – Empresário, São Joaquim, SC)

12h15 - Almoço

14h - Painel 1: Demanda e importância da formação de profissionais especializados para o setor vitivinícola do Rio Grande do Sul

Coordenador: Carlos Raimundo Paviani – (Ibravin)

Debatedores:

Renata Sampaio Zocche (UNIPAMPA – Campus Dom Pedrito)

Luciano Manfroi (IFRS – Câmpus Bento Gonçalves)

Álvaro Luiz Carvalho Nebel (IFSul – Câmpus Visconde da Graça, Pelotas, RS)

15h30 - Painel 2: Vinhos da Campanha: tipos e estilos x quadro varietal. Histórico, evolução e perspectivas

Coordenador: Celito Crivellaro Guerra (Embrapa Uva e Vinho)

Debatedores:

Vinicius Bortolini Cercato (Dunamis)

Rossano Lazzaroto (Associação dos Viticultores do Extremo Sul - VITISUL)

Daniel Alonso Martins (Miolo Wine Group)

17h – Intervalo

17h15 - Painel 3 O “Estado da Arte” da viticultura na Região da Campanha: Estratégias alternativas para o incremento da qualidade da uva

Coordenador: Henrique Pessoa dos Santos (Embrapa Uva e Vinho)

Debatedores:

Ciro Pavan (Miolo Wine Group)

Sinval Almeida Fernandes (Vinícola Salton)

Antônio Santin (Vinícola Campos de Cima)

Javier Gonzalez Michelena (Vinícola Guatambú)

18h45 Encerramento



2 de outubro – sexta-feira

9h – Saída para a Vinícola Batalha (Candiota-RS) - Apresentação do Projeto da Vinícola Batalha


Nenhum comentário: