El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Processador de suco integral de uva é a nova alternativa para a produção em pequena escala



A Embrapa Uva e Vinho e a Monofrio lançaram o Suquificador Integral, novo equipamento para elaboração de suco de uva integral em pequena escala. Ele foi pensado e projetado para ser de fácil uso e resolver o problema de mais de cinquenta mil pequenos produtores no Brasil, que atualmente produzem cerca de oito milhões de litros de sucos de uva e outras frutas utilizando o método da panela extratora por arraste de vapor, no qual há acréscimo de água ao produto final, o que altera sua composição e classificação.

Segundo estimativa de João Carlos Taffarel, supervisor do Setor de Prospecção, Gestão e Avaliação de Tecnologias da Embrapa Uva e Vinho, o novo equipamento deverá ser comercializado a R$ 15 mil e com a elaboração de cinco mil litros de suco por safra, o investimento será pago em até quatro anos. "É um valor elevado em comparação às tradicionais panelas por arraste, mas bastante inferior se compararmos com o sistema tubo a tubo, que produz um suco integral, sem agregação de água, mas em maiores volumes", analisou.

Para Celito Guerra, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos desenvolvedores do novo produto, "a tecnologia tem um grande potencial para ser bastante utilizada e produzir um suco de qualidade superior, substituindo as panelas extratoras, que já há cinco décadas ajudam os produtores", pontuou o pesquisador.

O Suquificador Integral foi projetado para a elaboração de suco integral de uva, mas já foi testado e aprovado para a elaboração de suco de outras frutas, como framboesa, morango, amora e mirtilo, respeitadas as especificidades de cada matéria-prima.

A nova tecnologia foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e apresentada aos produtores, que poderão encomendá-la diretamente na Monofrio, empresa responsável por sua comercialização.





Para acessar a matéria completa da nova tecnologia, clique neste link da EMBRAPA

Nenhum comentário: