Escolha muito acertada para receber um evento com envergadura e alta qualidade como foi a etapa gaucha do Circuito Brasileiro de Degustação, realizado no imenso salão existente sob a nave principal da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Imponente, majestoso com suas colunas de granito rosado, é um belo lugar para quem cultiva o sagrado hábito de beber um bom copo de vinho. Fui recebido com uma série de indicações de amigos que circulavam no local desde cedo, a primeira foi o Merlot Branco da Dunamis, safra 2012, uma grata surpresa que vale a pena conferir, depois o Sauvignon Blanc da Aracuri Vinhos Finos de Vacaria/Muitos Capões me impressionou positivamente, assim como Pinot Noir desta jovem vinícola que tão bem expressa o potencial do terroir dos Campos de Cima da Serra. Fazia calor no entardecer da quinta-feira e optei por brancos tranquilos e alguns espumantes, grandes revelações foram o Extrus Espumante Brut da Vinícola Dezem de Toledo (PR), Núbio Sauvignon Blanc da Sanjo (Coop. Agr.São Joaquim-SC), o evocativo Poesia do Pampa Brut da Guatambú Estância do Vinho de Dom Pedrito (RS), e os vinhos da minha Itaqui querida da Campanha Oriental do Rio Grande do Sul elaborados pela Campos de Cima Vinícola Boutique. Grandes vinhos acompanhados por pães, bruschetas queijos e frios preparados com toque especial da Barbarela Bakery. E mais não bebi porque fazia muito calor naquela quinta-feira, nem a abertura dos portões da Ladeira do Espírito Santo serviu para amenizar o problema, vi muita gente transpirando abundantemente, com o livreto na mão transformado em abanador.
‘Wine and food to me are not simply things that enter our body. They are a reflection of our anthropology, history, psychology, social needs and, of course, pleasure.’
"La qualité du vin dépend de la qualité du raisin. Notre objectif est d'exprimer la grandeur du raisin."
Giancarlo Marino e a Borgogna
non vedo il vino come un semplice prodotto, è la terra da cui proviene, la sua storia e le sue tradizioni e, in particolare, l’uomo che c’è dietro. Quasi inevitabile corollario di questo mio pensiero, il vino è convivialità: non riesco a pensare al vino senza pensare anche al cibo, alla tavola e agli amici riuniti. Leia em Nonsolodivinoblog.
Engenheiro Agrônomo formado pela UFRGS em 1980, membro da ASARVI (Associação de Agrônomos da Região dos VInhedos) e da ABE (Associação Brasileira de Enologia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário