El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dia do Vinho 2014 no Rio Grande do Sul



Do cultivo ao enoturismo, evolução histórica da cadeia da uva é celebrada no lançamento do Dia do Vinho 2014 no Rio Grande do Sul.


Identidade e riqueza cultural de produção familiar são destaque em cerimônia no Palácio Piratini

“Vinho não é só um produto comercial e um processo econômico. Na cadeia do vinho temos história, cultura, tradição e a sucessão secular de famílias”. Palavras do governador Tarso Genro na abertura das comemorações do Dia do Vinho 2014 no Rio Grande do Sul, durante cerimônia para cerca de 100 representantes da vitivinicultura, gastronomia, hotelaria e turismo, imprensa, além de prefeitos, secretários e parlamentares das esferas municipal e estadual, no Palácio Piratini, terça-feira (13) à noite.



Neste ano, o Dia do Vinho será celebrado entre 23 de maio e 1o de junho, culminando a pouco mais de uma semana de a bola rolar para o Brasil em uma das maiores vitrines da mídia planetária – fato lembrado pelo presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo.



“Queremos mostrar a qualidade dos nossos vinhos, da nossa gastronomia e da nossa hospitalidade a todos que vêm ao Rio Grande do Sul com a Copa do Mundo”.



Mesma linha seguida pelo gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini: “Queremos promover não só os vinhos elaborados no Rio Grande do Sul, mas também o turismo e a gastronomia”.



A programação do Dia do Vinho 2014 contempla 214 empreendimentos por 12 municípios (oito da região Uva e Vinho, na Serra e quatro da Campanha Gaúcha), com 56 eventos oficiais agendados, além daqueles desenvolvidos por 70 vinícolas que participam oferecendo descontos de até 50% em seus produtos, 50 restaurantes com promoções e refeições harmonizadas, 32 hotéis com pacotes e atividades específicas e seis agências de turismo receptivo com passeios exclusivos. Porto Alegre participa com a Feira do Vinho, de 28 de maio a 1o de junho, na Usina do Gasômetro.

“O Rio Grande do Sul é um estado diverso, de riqueza natural e cultural invejável. Vinho é riqueza cultural do Rio Grande do Sul”, declarou o governador Tarso Genro.

A qualidade dos derivados da uva gaúchos ganhou reforço no discurso de Mazzarollo, que também fez referência à importância da destinação de 50% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) para a promoção e divulgação do setor, anunciada em 2013.



“É um projeto nobre porque fixa o homem no campo e garante sua qualidade de vida. Hoje elaboramos excelentes vinhos, espumantes e sucos de uva e precisamos que essa imagem seja espalhada para todo o Brasil”.



E o elevado desenvolvimento humano surgido das pequenas propriedades rurais foi ilustrado pelo prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna. A cidade é a maior produtora de uva e vinho do Brasil, e no sábado (17) completa 90 anos de emancipação.



“Pequenos agricultores imigrantes tornaram aquela região próspera e produtiva. É importante continuarmos com essas parcerias entre os poderes público municipal e estadual e a iniciativa privada para o desenvolvimento pleno dos municípios”.



Também de Flores da Cunha e exemplo prático do conteúdo dos discursos, o experiente Coral Nova Trento encerrou a noite com o cancioneiro típico colonial

Nenhum comentário: