El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Nova Edição do Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul

Apresentar temas para o desenvolvimento tecnológico e setorial da vitivinicultura na Campanha Gaúcha será o foco do IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, no Clube Comercial, em Bagé (RS).

O seminário visa contribuir para a competitividade do setor, trazendo renomados palestrantes que irão abordar temas como incertezas climáticas, gastronomia, enoturismo, suco de uva orgânico e ações para o desenvolvimento da vitivinicultura, no dia 5 de junho (veja programa completo abaixo). Já na sexta-feira, dia 6, os participantes realizarão uma visita orientada à Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito (RS).

Um dos destaques da programação será o painel relacionado ao Projeto Desenvolvimento da Indicação de Procedência Campanha para vinhos finos e espumantes, que tem como principal objetivo criar as bases para o desenvolvimento ordenado da produção vitivinícola na região da Campanha, a partir de uma série de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre os assuntos que serão apresentados por pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho, instituição que lidera o projeto, estão as estratégias para avaliação dos vinhos, manejo da planta e indicação geográfica.

O IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos, estudantes e lideranças setoriais e políticas.

O valor da inscrição para o Seminário é de R$ 25,00. Mais informações sobre o evento com o Comitê de Fruticultura da Metade Sul – e-mail: comitefrut@gmail.com ou telefones: (53)8437-4809 ou (53)8411-3071.

Dia 5
9h - Abertura
9h45 - Palestra de abertura: "A vitivinicultura frente às incertezas climáticas presentes e futuras".
Palestrante: Evaristo Eduardo de Miranda (Embrapa Monitoramento por Satélite)

11h – Painel: Gastronomia e enoturismo.
Moderador: Jorge Luiz Hoffmann (Câmara Setorial da Vitivinicultura do RS)

11h – Palestra 1: Gastronomia. Painelista: Jussara Dutra (Palácio Piratini)

11h25 – Palestra 2: Enoturismo. Painelista: Ivane Fávero (Secretaria de Turismo de Garibaldi)

11h50 – Discussão

12h – Abertura da Mostra de Vinhos da Campanha Gaúcha

12h10 - Almoço

14h - Painel: O Projeto Sibratec/Recivitis "Vinhos da Campanha" e a abordagem tecnológica para vitivinicultura regional.
Moderador: José Fernando da Silva Protas (Embrapa Uva e Vinho)

14h -Palestra 1 - Indicação Geográfica Vinhos da Campanha - Painelista: Jorge Tonietto (Embrapa Uva e Vinho)

14h30 -Palestra 2 - Estratégias do Projeto para manejo da planta - Painelista: Henrique Pessoa dos Santos (Embrapa Uva e Vinho)

15h -Palestra 3 - Estratégias do Projeto para avaliação da qualidade dos vinhos da Campanha - Painelista: Celito Crivellaro Guerra (Embrapa Uva e Vinho)
15h45 -Intervalo

16h – Ações do Ibravin para desenvolvimento da vitivinicultura- Palestrante: Carlos R. Paviani (Ibravin)

16h45 - Palestra: Produção de suco de uva orgânico: experiências da Serra Gaúcha e potencial para a metade Sul do RS

17h45 - Coquetel e degustação de vinhos da metade sul do RS

Dia 6

9h às 13h – Visita orientada à Guatambu Estância do Vinho (Dom Pedrito- RS)

Serviço:

O que: IX Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS

Quando: 5 e 6 de junho

Local: Clube Comercial, em Bagé (RS).

Informações e inscrições: Comitê de Fruticultura da Metade Sul – e-mail: comitefrut@gmail.com ou telefones: (53)8437-4809 ou (53)8411-3071.


Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Uva e Vinho

Nenhum comentário: