El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MANUAL DO VITI-VINICULTOR BRASILEIRO




Escolhi o Manual do Viti-Vinicultor Brasileiro de Celeste Gobbato para inaugurar este novo marcador do Blog: LIVROS. Impresso nas Officinas Graphicas da Escola de Engenharia de Porto Alegre em 1922, este segundo trabalho do grande mestre substituia e complementava o "Manual Prático de Viticultura" de 1914



Celeste Gobbato era Doutor em Sciencias Agrarias pela Real Universidade de Pisa (Itália) e Enothecnico pela Real Escola Superior de Viticultura e Enologia de Conegliano Vêneto (Itália)





No início do século XX, foi contratado pela Escola de Engenharia de Porto Alegre para dirigir a Secção de Viti-Vinicultura e Destilação do Instituto de Agronomia e Veterinária, era Membro Honorário do Instituto Agrícola Brasileiro.


A obra de 1914 foi escrita ainda em italiano com o fim de facilitar o estudo da cultura da parreira aos estudantes de agronomia, representando um grande impulso modernizador de nossa viticultura.

Agradeço ao meu grande amigo e colega da Faculdade de Agronomia Juarez Jeffman, que generosamente me presenteou este livro alguns anos atrás, quando iniciávamos a formação dos vinhedos da Quinta Ribeiro de Mattos.












Nenhum comentário: