El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

MANUAL DO VITI-VINICULTOR BRASILEIRO




Dr. Celeste Gobbato - Lente da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Segunda Edição. Melhorada e accrescida com 121 figuras no texto e 3 projectos. Mantive a grafia da época, clicando na imagem é possível amplia-la e ler em detalhes.

Neste segundo trabalho, publicado 8 anos após o Manual Pratico de Viticultura, o autor apresenta um retrato completo da vitivinicultura brasileira da época. Na primeira parte, dedicada ao cultivo da videira, descreve de forma sistemática os cuidados necessários na formação de vinhedos, a escolha do sistema de condução, tipos de poda, tratos culturais, etc. Tambem podemos encontrar indicações de variedades mais adaptadas para cada região, viníferas tintas, brancas, uvas de mesa. Chama a atenção o destaque dado a Peverela, uva da familia das Malvasias, que nos dias de hoje, é indicada por alguns pesquisadores como nosso possível vinho emblemático.

Na parte dedicada a produção do vinho descreve de forma clara e abrangente todo o processo desde a preparação da cantina para o recebimento da vindima, transporte, análise do mosto e correções, fermentação, conservação do vinho, cortes, etc. Apresenta 3 projetos de cantinas com plantas baixas, cortes e fachadas conforme a arquitetura da época. Muito interessante é o dimensionamento de uma cantina colonial de alvenaria anexa a casa da familia. Área necessária, número de cubas, tamanho das pipas, espaço para equipamentos, tudo aparece muito bem ilustrado.

Consultando as referências bibliográficas deste livro, descobrimos toda a bagagem cultural e conhecimento científico que nos trouxe Celeste Gobatto. O Appunti de Viticoltura e o Trattato completo de Enologia do Prof.Sannino - Conegliano, Tratados de Entomologia e Fitopatologia franceses e italianos e diversas revistas técnicas italianas, francesas, brasileiras e argentinas.

Nenhum comentário: