El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

II Simpósio Interncional Vinho e Saúde


Estudos revelam eficácia dos tratamentos vinoterápicos

Tema será abordado durante o II Simpósio Internacional Vinho e Saúde

Esta é uma das tendências mundiais na área dermatológica que estará em debate no II Simpósio Internacional Vinho e Saúde (SIVS) que acontecerá no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, de 24 a 26 de setembro. O tema será abordado pela Farmacêutica e Mestre em Biotecnologia Morgane Pasini Franzoni, no dia 26 de setembro, às 8h45min.

Estudiosa do assunto e diretora de uma empresa de cosméticos, Morgane falará sobre as propriedades presentes na uva com efeitos benéficos à pele. Entre elas, os polifenóis encontrados nas sementes da uva e que apresentam atividades biológicas, farmacológicas, quimioprotetoras e antioxidantes. Além disto, estudos indicam que extratos de sementes de uva têm demonstrado grande atividade em processos de cicatrização quando aplicados topicamente em camundongos, e podem ser varredores de radicais livres mais potentes do que as vitaminas C e E, razão pela qual estão sendo utilizados em formulações cosméticas para evitar o envelhecimento da pele.

Outras pesquisas apontam que os flavonóides presentes na uva aumentam a resistência capilar, possuindo assim atividade benéfica sobre o sistema vascular capilar e venoso, demonstrando efeitos interessantes em cosméticos com atividade estimulante da circulação. Já os taninos, segundo Morgane, “apresentam grande capacidade adstringente e tem aplicação muito útil como agentes reguladores da secreção sebácea, cicatrizante e desintoxicante”. “Deste modo, o tratamento da pele através de ativos derivados da uva ou da videira, apresenta comprovadamente efeitos benéficos à pele, e resultados muito positivos frente a vários problemas dermatológicos”, afirma a farmacêutica.

O II Simpósio Internacional Vinho e Saúde é uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e tem o objetivo de estabelecer um fórum para discussão de temas relacionados aos efeitos do vinho e do suco de uva à saúde. O evento contará com palestras, conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. As inscrições podem ser feitas pelo site
www.enologia.org.br.

Mais informações:
Associação Brasileira de Enologia – ABE
54 3452.6289
enologia@enologia.org.brwww.enologia.org.br

Embrapa Uva e Vinho
54 3455.8000
www.cnpuv.embrapa.br

Mais informações para a imprensa:
CONCEITO.COM
54 3451.5812
conceitocom@conceitocom.com.brwww.conceitocom.com.br

Nenhum comentário: