El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ibravin promove seminário sobre vinho artesanal

Evento é aberto a todos os interessados, a partir das 13h30, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS)

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promove, nesta sexta-feira (18), um seminário para debater o futuro do vinho artesanal no Brasil. O evento, realizado em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, Emater-RS, Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no RS e Secretaria de Agricultura do Estado, é aberto a todos os interessados, a partir das 13h30, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). “O objetivo é discutir e produzir uma proposta concreta de consenso sobre o vinho artesanal”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle.

O debate sobre a produção e a comercialização do vinho artesanal (ou vinho colonial) e outros produtos artesanais derivados da uva e do vinho é antigo, sobretudo em relação à legalização do produto e do produtor rural. A novidade recente é a apresentação de dois projetos de lei (PL 3183/2012, do deputado federal Onix Lorenzoni; e o PL 2693/2011, do deputado federal Pepe Vargas, hoje ministro do Desenvolvimento Agrário) relacionados ao tema. “Por isso precisamos nos reunir para discutir os caminhos rumo ao melhor desenvolvimento do vinho artesanal no país, procurando um consenso em torno da melhor opção legislativa a ser aprovada”, explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

Entre os temas que serão debatidos, destaque para a legalização do produtor e dos produtos, a denominação dos vinhos e derivados, o volume de produção e uso de uvas de terceiros para elaboração dos produtos, a obrigatoriedade de responsabilidade técnica, o cumprimento das normas sanitárias, ambientais e trabalhistas e a tributação do produto e do produtor. Também serão tratadas questões como o estabelecimento ou não de padrões de identidade e qualidade específicos para estes produtos, a implantação do Cadastro Vitícola e Vinícola, a forma de comercialização do produto, o uso de selo fiscal e a produção por outro profissional que não um traaslhador rural.

Confira, a seguir, a programação completa do seminário. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail ibravin@ibravin.org.br ou pelo telefone (54) 3455-1802.

PROGRAMAÇÃO



13h30 – Abertura – Instituto Brasileiro do Vinho

13h45 – Contextualização do produto e do produtor artesanal na vitivinicultura – Alexandre Hoffmann – Embrapa Uva e Vinho

14h15 – Problemas atuais resultantes da falta de regulamentação do produto e do produtor artesanal – José Werlang – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

15h – Propostas de solução: como e o que regulamentar – Renato Santos – Emater-RS

16h – Debates e aprovação de uma proposta consensual para encaminhamento às instancias competentes

Assessoria de Imprensa do IBRAVIN


Nenhum comentário: