El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

segunda-feira, 16 de março de 2009

Peverella Rosada

A produção de Peverella Rosada, no estado do Rio Grande do Sul, vem diminuindo ano após ano. Os registros do período de 2005 a 2007 indicam uma média pouco superior a 110.000kg, mesmo assim, alguns produtores estão tentando resgatar esta variedade. O nome origina-se de pevero, que no dialeto vêneto quer dizer pimenta, produzindo um vinho com sabor levemente picante. Parece ter desaparecido completamente na Itália, não encontrei nenhuma referência, mesmo entre pesquisadores que tentam recuperar variedades autóctones.

Produz cacho de tamanho grande, formato cilíndrico-cônico, medianamente compacto. A baga é de tamanho médio, forma esférica, cor rosada, polpa fundente e sabor neutro.

A brotação inicia em 10 de setembro e a floração ocorre no final de outubro. A maturação começa em meados de janeiro. É uva colhida na terceira época, já passando 20 de fevereiro. O ciclo de produção, entre brotação e colheita, é de 163 dias.

Nenhum comentário: