El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 3 de março de 2009

Casa de Pedra da Vinícola Felix

Nesta antiga casa de pedra são elaborados os vinhos da Vinícola Felix Ltda, no km 25 da Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves (RS). Foi construida ao longo de duas gerações e, com a ampliação da foto, podemos ver isto claramente. Na primeira parte, lado direito da foto, iniciada ainda no século XIX, as janelas são menores e o tamanho das pedras de basalto talhado tambem. As pedras foram todas assentadas sem nenhum tipo de rejunte ou argamassa, eram aprumadas com batidas de marreta e talhadeiras. O alinhamento das paredes é perfeito, a construção é sólida e segura. Com o passar do tempo, a família crescendo, houve necessidade de ampliar a moradia, surge então a segunda parte, onde aparecem as duas janelas maiores e a grande porta que dá acesso ao porão. Neste ponto muda a textura da parede, o tamanho dos blocos, a forma de assenta-los, é como se pudéssemos ler o trabalho de uma e outra geração.



As iniciais de F.Félix e a data da construção da segunda parte da casa estão gravadas na pedra: 1915.


No final de fevereiro, era grande o movimento de safra, muitos caminhões e tratores puxando carretas carregadas de caixas de uva pelas estradas. A Vinícola Felix estava recebendo uva Isabel por estes dias.




A casa foi construida aproveitando o desnivel natural do terreno. O porão fica semi-enterrado na encosta do morro, sua temperatura é estável e os vinhos permanecem ali conservados. A escadaria divide a casa de pedra e uma outra de tijolos a vista, erguida pela terceira geração. No alto fica o recebimento de uva.










Nenhum comentário: