El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pascal Ribéreau-Gayon

Faleceu aos 80 anos, Pascal Ribéreau-Gayon, uma das figuras mais importante da enologia moderna

Nascido em familia de enólogos, seu bisavo Ulysse Ribéreau-Gayon trabalhou como assistente de Louis Pasteur em 1880, enquanto que seu pai, Jean Ribéreau-Gayon, juntamente com Emile Peynaud, fundou o Instituto de Enologia de Bordeaux, em 1949.

Pascal Ribéreau-Gayon é considerado o pioneiro na pesquisa com antocianinas e polifenóis nas uvas, e no estudo de diferenças qualitativas e estruturais entre híbridos e variedades de Vitis vinifera.



Em 1995 foi agraciado com a Légion d'Honneur.

Ativo pesquisador do Faculdade de Enologia de Bordeaux, escreveu inúmeros livros e tratados ao longo de sua carreira. Segundo o Professor Denis Dubordieu, seu ex-aluno e colega, era um cientista com profundo conhecimento de sua área, que sabia combinar teoria com a prática diária de inúmeras cantinas onde prestava consultoria, desenvolvendo técnicas transformadoras que permitiram aos trabalhadores controlar e entender todo processo de vinificação, uma qualidade extremamente rara e de importância fundamental na elaboração de grandes vinhos.

Pascal Ribéreau-Gayon foi sepultado no último dia 19 de maio, a missa aconteceu em Notre-Dame.



L'ultimo saluto a Pascal Ribéreau-Gayon

Nenhum comentário: