El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vinhos da Campanha - Notas de Degustação

Terça-feira estive na Churrascaria Na Brasa, em Porto Alegre, conferindo o evento promovido pela Associação de Produtores de Vinhos da Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Provei excelentes vinhos que estão confirmando o enorme potencial desta região. Atualmente são 2.000ha em produção, e um crescimento de 10% - 200ha de novos vinhedos são formados a cada ano. Destaco alguns brancos: o Riesling da Almaden, Chardonnay Santa Colina, Luar do Pampa da Guatambú, um Gewurztraminer 2011 muito interessante, um show de rótulo, Dunamis Ser 2010, corte muito elegante de Chardonnay/Sauvignon Blanc, Pinot Grigio da Seival Estate, o Sauvignon Blanc tambem é muito bom, Cordilheira de Sant'Anna trouxe seu Gewurztraminer e Chardonnay, todos com muita qualidade. Entre os tintos, tive oportunidade de provar novamente o Ruby Cabernet da Campos de Cima de Itaqui, da Campanha Oriental, como está bem assinalado no folder da vinícola, Cor 2009 da Dunamis de Dom Pedrito, Cabernet Sauvignon da Peruzzo de Bagé e, uma grande revelação, o Cabernet Sauvignon Província de São Pedro do Vinhedo Routhier & Darricarrère, de Rosário do Sul. E provei espumantes com assinaturas ilustres de Adolfo Lona, Alejandro Cardozo, Mário Geisse. Registro também a forte participação da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves no desenvolvimento da vitivinicultura da Campanha.
Encontrei bons amigos e brindei com apreciadores de vinho entusiasmados. Álvaro Domingues que está assumindo a Escola de Vinhos da Miolo em Porto Alegre, Peter Wolffenbuttel do blog Alem do Vinho, José Luiz Garcia que por três vezes me pediu para mandar um beijo para meu irmão Werner, e, entre tantos outros, Maria Amélia Duarte Flores, organizadora e responsável pelo brilho e grande sucesso do evento.

Um comentário:

Maria Amelia Duarte Flores disse...

Walter, você que é um gentleman! Obrigada pela presença!!