El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sábado, 12 de dezembro de 2009

Espetinho de Gato

Sempre tive um fraco por este tira-gosto assado na brasa. A fumaça vai me chamando de longe e é muito difícil resistir ao cheiro de um churrasquinho bem preparado. Existem vários deles espalhados por toda cidade, a maioria improvisada em latas de óleo de cozinha cortadas rudemente com talhos de facão, ficam montadas sobre cavaletes improvisados em beiras de calçadas, nos passeios do centro, na saída dos jogos de futebol e em todas festas populares que conheço. Alguns cresceram, saltaram do meio da rua para cima de reboques adaptados, as latas de azeite foram trocadas por churrasqueiras fabricadas sob medida. Diversas opções de gatos são oferecidas: misto, carne de gado, frango, salsichão. São servidos com farofa ou sem farofa, com pão, com pimenta, com isto e mais aquilo e o cliente ainda ganha um copo de refrigerante de brinde. Só não vendem vinho nem cerveja, pois uma lei municipal proíbe a venda de bebidas alcoólicas nestes locais. Recomendo dois deles onde costumo matar a fome de vez em quando. Primeiro, o Churrasquinho do Polaco, fica na Praça Raul Pilla, descendo a João Pessoa, quase na esquina da André da Rocha. O outro, é o Du Gatus, instalado debaixo do Viaduto Dom Pedro I, ou da Marli como é conhecido por frequentadores mais veteranos e conhecedores das redondezas. Este traz uma atração especial quase toda sexta-feira, um piano é colocado ali próximo e uma boa música se mistura no ar.
A melhor carne para preparação do autêntico gato é o granito. Esqueça cortes nobres como a picanha maturada, o entrecot de aberdeen, a fraldinha de um nelore pantaneiro, ou vazio de um hereford criado nas planícies de Touropasso, simplesmente não funcionam e não se adaptam de forma alguma ao preparo desta fina especialidade gastronômica.
O verdadeiro gato é espetado em palitos de madeira. Existem alguns produzidos industrialmente, são roliços e padronizados, todos tem o mesmo tamanho, diâmetro e formato mas não tem muita graça. Os mais bonitos são produzidos artesanalmente com faca de bom fio. São feitos de taquara e cortados um por um, tem a vantagem de não deixar gosto resinoso na carne.

Nenhum comentário: