El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sábado, 19 de dezembro de 2009

A temperatura do vinho e o calor do verão

Já tomei muito vinho tinto servido à temperatura ambiente, não raras vezes assando uma costela minga, na manhã de um domingo qualquer. Sempre foi assim uma associação mecânica e automática: todo domingo pede churrasco, churrasco então carne vermelha, carne vermelha pede vinho tinto, vinho tinto, logo, temperatura ambiente. Pronto, está feito o cardápio do dia, acrescente mais um pouco de salada de folhas verdes, tomate e cebola, farinha, pão e muita água gelada. O resultado pode não ser muito agradável, esta combinação nem sempre funciona, principalmente quando a temperatura do ambiente passa de 25 ou 30ºC e seguimos rigidamente esta regra importada de climas frios, o vinho simplesmente não desce, não vai.
É muito fácil ajustar a temperatura do vinho à recomendação escrita no contra-rótulo de cada garrafa (16-18ºC para os tintos) basta coloca-la na porta ou na parte inferior da geladeira com uma hora de antecedência, é o suficiente e escolha tintos jovens de médio corpo com boa acidez e álcool integrado.

Nenhum comentário: