El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pisa-a-pé na Quinta Mendes Pereira

A produção, vinificação e engarrafamento, ocorre integralmente na Quinta Mendes Pereira, e o seu nome apenas é usado no engarrafamento dos lotes de vinho selecionados e premiados.
A vindima ocorre em finais de Setembro sob os auspícios do padroeiro S. Miguel, como é natural num vinho de terras altas. A apanha é feita de forma manual para não danificar ou adulterar as uvas.
Na adega, os frutos são espremidos de modo tradicional num lagar de pedra granítica, e aí permanecendo num estágio de 4 a 6 dias com constante “pisa-a-pé”, sob extremas condições de higiene. Há que extrair todo o sumo das uvas e transferir a coloração da casca para o precioso néctar. Este processo artesanal assegura a melhor transição dos taninos da pele da uva para o mosto dentro do lagar, dada a constante interação em movimento. Consegue-se a total separação do bagaço sem moagem das grainhas e pele, evitando assim os “amargos” provenientes da trituração parcial do bagaço, típica de produções não artesanais, ou seja sem nenhum tipo de adulteração no paladar.
A fermentação e estágio processa-se em cubas metálicas ou em cubas tradicionais de cerâmica/epoxy. O estágio em tonéis madeiras de carvalho é usado de forma cuidadosa por forma a preservar ao máximo as caracteríscas originais das castas nobres que usamos.

Nenhum comentário: