A produção de vinhos na Bulgária existe desde a Antigüidade, sendo cultivados vinhedos no norte e sul das montanhas balcânicas pelo povo da Trácia, que cultuava Dionísio, deus do vinho. Na época do Império Romano, o vinho da Trácia era artigo de exportação para a Grécia, Sicília, Ásia Menor e Egito. As experiências dessa cultura foram incorporadas pelos eslavos e búlgaros. Na Idade Média, a vinicultura atingiu seu apogeu em função dos monastérios e das igrejas. No ano de 1393, o reino búlgaro foi tomado pelos turcos, os quais permaneceram por quase 500 anos, fazendo com que predominasse o islamismo até 1878. A produção de uva servia apenas para uvas de mesa, pois o vinho foi proibido. A retomada da produção sucedeu-se após a Primeira Guerra Mundial timidamente. Somente após a Segunda Grande Guerra, foi introduzido um sistema coletivo, com escolas e vinhedos europeus e retomada de fato a produção de vinhos. Nos anos 60, a Bulgária tornou-se importante país exportador. Desde 1990, com as alterações políticas, as vinícolas foram privatizadas, e a Bulgária tornou-se membro da União Européia.
No norte está Dunavska Raunina (no Danúbio) com 30% dos vinhedos. A região fronteiriça com Romênia e Sérvia é conhecida pelo vinho tinto de Gamza, Merlot e Cabernet. Regiões do vinho Controliran são Lozitza, Lyaskovetz, Novo Selo, Pavlikeni, Rousse, Suhindol, Svischtov e Yantra. A região Thrakiiska Nizina (Trácia) fica ao sul, na fronteira com a Turquia, com 35% dos vinhedos. A Trácia produz o vinho tinto de Mavrud, Merlot e Cabernet Sauvignon. O Controliran é encontrado em Assenovgrad, Brestnik, Oriachovitza, Plodiv, Sakar e Stambolovo. No leste, está Tschernomorski (Mar Negro) com 30% dos vinhedos. Essa região é conhecida pelos vinhos brancos de Chardonnay, Sauvignon Blanc, Traminer e Riesling. O Controliran está em Jujen Briag, Khan Krum, Kralevo, Novi Pazar, Preslav e Varna. A região de Jolianka Na Struma está no sudoeste, fronteira com a Grécia e a Macedônia. É conhecida pelo vinho tinto Melnik. Região de Controliran é Harsovo e Melnik. A região de Podbalkanski (Balcã) fica no centro do país. É conhecida pelo vinho branco Chardonnay e Misket. Controlirans são em Karlovo, Rozova Dolina (Rosental), Slaviantzi e Sungurlare.
Predomina o clima continental, com verões quentes, outonos secos e invernos frios. Somente em Strumatal, o clima é mediterrâneo. As condições são, portanto, excelentes para o vinho. São produzidos 60% de vinhos tintos para 40% de vinhos brancos. De 97.000 hectares de vinhedos, em 2004, foram produzidos apenas 2 milhões de hectolitros (cem litros) de vinho. A Bulgária produz muitos destilados e uva de mesa. Além disso, as parreiras são plantadas muito distantes umas das outras e a metade dos vinhos é exportada. As novas espécies búlgaras, como a Misket Dunavski, Misket Plevenski, Misket Trakijski, Misket Varnenski, Orfej, Rubin, Ruen e Storgoziya são utilizadas, mas não de forma significativa.
Fonte: Consulado Honorário da Bulgária
Nenhum comentário:
Postar um comentário