El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

domingo, 3 de julho de 2011

Vinho e Mocotó

Perguntei aos meus amigos do Facebook qual seria o melhor vinho para acompanhar este prato tradicional do inverno de Porto Alegre, e acabei descobrindo uma grande fonte de consulta. É uma pesquisa aberta, coloquei algumas opções iniciais, mas logo outras foram adicionadas. Vinho tinto supertânico aparece em primeiro lugar,vinho fino tinto seco e branco seco com boa acidez estão empatados na segunda posição. Reuni comentários e indicações apresentados.



Maria Amélia D. Flores: mocotó na serra é festa, vinho tinto sempre.



Werner Schumacher, um grande apreciador desta comida, ressaltou: mocotó não é gordura, tanicidade não vai ajudar.


Gerson Yamauti: A tanicidade seria secundária, mas eu evitaria os tintos sul-americanos "bombados"... iriam bem desde um Rhône até um Barolo ou um Brunello.



Charlie Arturaola do filme "El Camino del VIno": TINTA RORIZ! Siempre!

Álvaro Cesar Galvão: acidez é fundamental, tanicidade não. Quem sabe um branco da portuguesa Alvarinho.


Mike Taylor rebateu: Caro Alvaro, me permita discordar do seu Alvarinho... nao estou vendo essa acidez toda... Se fosse por acidez iria de Sauvignon Blanc da Cloudy Bay ou do Loire...Enoabracos desde o México!

Ademir Brandelli da Don Laurindo: Eu recomendo um tinto encorpado com uma certa acidez, por se tratar de um prato encorpado

Carlos Eduardo escreveu: "Sugestão...Para acompanhar esse prato um Cabernet Sauvignon Argentino, encorpado, protagonista...Servido a temperatura de 18 graus C." 

Ana Paula Tomasi ficou em dúvida: não seio que é tanicidade, vou pesquisar e respondo depois.

Antonio Santos, fundador da comunidade "Eu adoro vinho tinto", aconselhou: É evidente que acompanhar um mocotó basta que seja um Vinho Tinto encorpado, de uma das Grandes regiões de Vinhos de Portugal: Douro, Dão e Alentejo. Para mim a casta "Alfrocheiro" seria a minha preferida. Mas Um tinto maduro com 14 ou 15 graus viria mesmo a calhar...

Domenico Paolo Pecora respondeu: Boa acidez é fundamental, tanicidade não, quem sabe um branco da uva Alvarinho.

Gil Vessoli: alguma coisa com muita acidez, um Sauvignon Blanc "Novo Mundo", recente.

Lopes Homem do Vinho
: o vinho muitas vezes depende se é almoço ou jantar, das pessoas e estilo que lá estarão, preços que vc quer investir... se tiver muitas mulheres, busque sempre servir um Vinho mais macio, qdo só tem homens pode ser um mais rústico...eu diria que pela gastronomia ser abundande e bem encorpada que um Malbec argentino poderia agradar a todos, um Carménère chileno também, se quiser sofisticar um Pouco, um Bom Brunello di Montalcino seria o ideal. não esqueça que essa condimentação pode chamar se for almoço um bom branco encorpado, ou até um tinto leve tipo "Florilegio da Toscana" ou o Antiguas Reservas chileno" que sugeri há alguns dias...






Nenhum comentário: