Não faz muito tempo que apenas Riojas tradicionais e Jerez eram os únicos vinhos associados com a Espanha. Enquanto a popularidade crescente da cozinha espanhola tem reforçado o consumo de vinhos do país no mercado norteamericano, Katrin Naelapaa, diretora executiva do Wines From Spain, trata de garantir que as uvas espanholas recebam tanto atenção quanto suas concorrentes italianas e francesas. Naelapaa, que participa do grupo desde 1992, conta como ajudou a transformar uma indústria outrora inexperiente em um negócio de exportação de $ 2 bilhões.
Que conselho você daria para produtores de mercados menos conhecidos hoje em dia?
O consumidor de vinhos dos EUA é geralmente curioso, inquieto e sempre à procura de algo novo. Vinhos de alta qualidade, combinada com design de embalagens claro, um perfil de sabor acessível e uma história atraente podem abrir um longo caminho e ajudar a vender o vinho.
Qual deve ser o novo sucesso do vinho espanhol?
Os americanos estão se familiarizando com variedades autóctones espanholas:Tempranillo, Garnacha, Albariño e Verdejo e os nomes das regiões de topo, como Rioja, Ribera del Duero, e Rias Baixas. Aparentemente todos os anos, há uma nova região "quente" ou uva que críticos e amantes do vinho abraçam, como Priorat, ou Txakoli Bierzo. Agora, eu acho que há um grande interesse em parcelas individuais de terra, os vinhos produzidos a partir de um único lote ou vinha, que comunicam a alta qualidade e sentido de lugar que os vinhos espanhóis podem oferecer.
Leia entrevista completa no original de Clarissa Cruz: Chatting With the Spanish Wine Diva
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