El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um bate-papo com a diva do vinho espanhol

Katrin Naelapaa cresceu na Cidade do México e estudou na Universidade de Georgetown, completando sua especialização em Madrid. Depois de uma carreira de sucesso financeiro, Naelapaa decidiu estudar vinho e gastronomia, inscrevendo-se no programa de artes culinárias do ICE ®. Em mais de 10 anos a frente do Wines from Spain, Naelapaa desenvolveu uma infinidade de programas educativos e promocionais para fortalecer a imagem do vinho espanhol no mercado dos EUA. Ela expandiu a presença de Wines from Spain em feiras de alimentação, eventos de vinho, e lançou programas stand-alone como o grande jogo: Wine & Tapas. Naelapaa também coordenou a publicação de Wines from Spain e Far from ordinay Wine Guides. Quando não está ocupada com a organização de seus jantares, ela costuma praticar sua outra grande paixão, e vai cantar com a Sociedade do Oratório de Nova York, no Carnegie Hall.


Não faz muito tempo que apenas Riojas tradicionais e Jerez eram os únicos vinhos associados com a Espanha. Enquanto a popularidade crescente da cozinha espanhola tem reforçado o consumo de vinhos do país no mercado norteamericano, Katrin Naelapaa, diretora executiva do Wines From Spain, trata de garantir que as uvas espanholas recebam tanto atenção quanto suas concorrentes italianas e francesas. Naelapaa, que participa do grupo desde 1992, conta como ajudou a transformar uma indústria outrora inexperiente em um negócio de exportação de $ 2 bilhões.


Que conselho você daria para produtores de mercados menos conhecidos hoje em dia?
O consumidor de vinhos dos EUA é geralmente curioso, inquieto e sempre à procura de algo novo. Vinhos de alta qualidade, combinada com design de embalagens claro, um perfil de sabor acessível e uma história atraente podem abrir um longo caminho e ajudar a vender o vinho.


Qual deve ser o novo sucesso do vinho espanhol?
Os americanos estão se familiarizando com variedades autóctones espanholas:Tempranillo, Garnacha, Albariño e Verdejo e os nomes das regiões de topo, como Rioja, Ribera del Duero, e Rias Baixas. Aparentemente todos os anos, há uma nova região "quente" ou uva que críticos e amantes do vinho abraçam, como Priorat, ou Txakoli Bierzo. Agora, eu acho que há um grande interesse em parcelas individuais de terra, os vinhos produzidos a partir de um único lote ou vinha, que comunicam a alta qualidade e sentido de lugar que os vinhos espanhóis podem oferecer.

Leia entrevista completa no original de Clarissa Cruz: Chatting With the Spanish Wine Diva
 
 

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