El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Desenvolvimento Sustentável no Setor Vitivinícola

Gregory V. JONES; Department of Environmental Studies, Southern Oregon University, Ashland, Oregon, USA

Práticas agrícolas sustentáveis são cada vez mais reconhecidas, adotadas e integradas nos diferentes setores da agricultura. A Viticultura e a produção de vinho têm estado na vanguarda destes desenvolvimentos, em grande parte, devido à natureza do negócio e ao seu historial de gestão ecológica.

Sondagens recentes têm mostrado que a maioria dos produtores da indústria do vinho veem a sustentabilidade como uma parte importante de um plano de negócios global. No entanto, muitos outros veem a adoção de práticas sustentáveis como forma de aumentar a viabilidade económica, que por sua vez deve facilitar o potencial de geração nos seus negócios.

A indústria vitivinícola também deve ajudar a resolver questões associadas a definições, certificação e compreensão pública das práticas industriais na produção biológica e biodinâmica, incluindo a gestão das pragas, neutralidade carbónica, e pegada ecológica hídrica.

Estes processos continuam a exigir investigação, inovação, tempo eficiente para transferência de tecnologia com o objetivo de aumentar a capacidade adaptativa e reduzir as vulnerabilidades económicas e sociais no âmbito do regime geral de sustentabilidade.


Artigo apresentado na XXXIV Congresso Mundial da Vinha e do vinho, de 20 a 27 de Junho de 2011, Porto, Portugal

IN: Revista Internet de Viticultura - www.infowine.com

Nenhum comentário: