El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

LA VIE EN ROSE

Des yeux qui font baiser les miens,
Un rire qui se perd sur sa bouche,
Voilà le portrait sans retouche
De l'homme auquel j'appartiens

Atravessei as ruas do Menino Deus debaixo da maior água, chovia lindo na manhã de domingo, uma chuva generosa de pingos fortes, que lavava as calçadas e inundava todo o bairro. Fui assim cantando esta música até o viaduto da Marli, ainda cumprimentei o rosto desfigurado de D.Pedro I antes de cruzar a Borges e ficar aguardando o Assunção, ao lado de um pé de pata de vaca, que estava a derrubar suas últimas flores. Pobre D.Pedro, arrancaram-lhe o nariz e outras partes do bronze, apresenta algumas perfurações profundas, mas resiste firmemente preso ao lugar que lhe destinaram. Levava junto comigo uma muda de roupa, informações valiosas sobre vinhos, dois cálices de fino cristal e grandes recordações recentemente vividas...

Passei o sábado provando os vinhos da XVII Avaliação Nacional, trouxe a lista dos vinhos selecionados e a relação das vinícolas. São dados importantes para pesquisa e acompanhamento destes vinhos até o seu lançamento, nos próximos anos. São todos vinhos da safra 2009, muitos ainda repousam em tanques e deve demorar um pouco até o engarrafamento. É um excelente material para trabalhar e pretendo comentar estes vinhos no blog, trazendo informações dos enólogos e de pessoas do setor.

A Avaliação Nacional de Vinhos novamente foi um grande sucesso, com excelente organização, e neste ano trouxe algumas surpresas. Primeiro o show de Cristina Sorrentino, uma cantora lírica de rara beleza, com uma voz belíssima, que emocionou todos os presentes, o violino de Karlo Kulpa, o lançamento da taça do espumante brasileiro, uma criação da Associação Brasileira de Enologia, Embrapa Uva e Vinho e Cristallerie Strauss, a apresentação de Iotti não foi surpresa alguma, mas como em todas outras edições, sempre é imperdível, acontecendo na hora certa e fazendo todos rirem. Reencontrei grandes amigos, e tivemos grandes conversas, mas não consegui cumprimentar todo mundo como queria, algumas pessoas somente de vista. No final o dia passou voando e eu precisava voltar para casa.

Nenhum comentário: