El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um jantar com Cecília Torres

Semana passada participei de um jantar harmonizado com produtos da Viña Santa Rita, promovido pela Grand Cru de Porto Alegre. A enóloga chilena Cecília Torres conduziu o evento e comentou todos os vinhos degustados. Foi um encontro reservado para um pequeno grupo de apreciadores de vinho, que permitiu uma proveitosa troca de opiniões sobre os vinhos apresentados. Não conhecia pessoalmente Cecília Torres, é uma pessoa que fala com muita tranquilidade e transmite seus conhecimentos de forma clara e simpática, que tornou o jantar preparado pelo chef Marcelo Gonçalves, um assado de paleta de cordeiro ao molho de vinho tinto abençoado com alecrim, num prato ainda mais saboroso. Os vinhos eram todos excelentes, começando com com o Floresta Leyda Sauvignon Blanc 2007, seguido do Pinot Noir Medalla Real 2008. Junto com o prato principal foram servidos três tintos espetaculares, Pehuen Carmenere 2005, um tinto encorpado de guarda com pequeno corte de Cabernet Sauvignon (10%), seguido do Triple C (Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Carmenere) que aguardava sua vez em um decanter desde o início da noite, finalizando com o Cabernet Sauvignon Medalla Real 2007. Mais do que falar de vinhos, recebemos desta brilhante enóloga uma verdadeira aula sobre a geografia vitícola chilena, seus vales, regiões específicas, indicações de variedades mais apropriadas para cada terruño como ela faz questão de afirmar.
Parabens a Grand Cru pela iniciativa de trazer estes profissionais a Porto Alegre e, desta forma, permitir conhecer alem de vinhos, a filosofia e a forma de trabalho destas empresas.

Nenhum comentário: