El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sábado, 9 de janeiro de 2010

A Tradução do Manifesto

O viticultor se ocupa pessoalmente da videira, da adega e da venda.

O vinho do viticultor tem vida, ele dá prazer, ele é filho do terreno e do pensamento do viticultor. Expressão autêntica de uma cultura.

O consumidor é o coprodutor do viticultor.

O viticultor cuida e modela a paisagem dentro do respeito à biodiversidade e à cultura de seu terreno, que ele enriquece e conta em seu vinho.

O viticultor, enquanto agricultor, se engaja em preservar e em melhorar a fertilidade do solo e o equilíbrio dos ecossistemas.

O viticultor se engaja em renunciar à utilização de moléculas e organismos sintéticos e artificiais com o objetivo de proteger o ser vivo.

O viticultor cultiva o senso do limite em todos os seus engajamentos buscando o ótimo, jamais o máximo.

O viticultor é o responsável por sua atividade no respeito ao meio ambiente, à saúde do consumidor, aos destinos de sua própria comunidade e à Terra.

O viticultor se engaja em criar e em entreter relações com os outros viticultores, agricultores, produtores de alimentos, cozinheiros, universidades e órgãos de pesquisa, educadores e cidadãos de sua comunidade e do mundo inteiro.

O viticultor pratica a transparência: ele diz o que faz e faz o que diz.

Os Viticultores da Europa reunidos em Florença pedem às autoridades nacionais e europeias para não entravar o seu trabalho com regulamentos concebidos para a indústria sem ter em conta as suas particularidades.




Um comentário:

Anônimo disse...

Voce esta de parabens Walter. Este seu post e' de tirar o chapeu. O vinho do pequeno produtor e' o vinho verdadeiro, o vinho autentico. O vinho que alem das suas qualidades organolepticas ele representa uma cultura, regiao, solo, caracteristicas de cepa(s), etc, e principalmente, ele esta imbuido da energia da pessoa(s), familia que durante todo o ano se preocupou com sua producao. O pequeno produtor (viticultor) na maioria das vezes nao se tournou nao mudou de carreira no meio da vida para se tornar se tornar um viticultor, ele e' a nova geracao dentre varias produzindo vinhos dos mesmos vinhedos por varios anos e em certos cases seculos Ele ja nasceu com a obrigacao de dar continuacao ao que um ancestral seu deu inicio. Ele nao e' "business oriented", ele se preocupa com o que ele pode fazer para melhorar o seu trabalho e qualidade do seu vinho, com sua rotina, trabalho nao vinhedo, trbalho na adega, visite a clientes, participacao em saloes. Ele nao esta preocupado com sua conta bancaria e sim com a possiblidade de sempre usar doses minimas de SO2, de nao filtrar nem clarificar, nao aditionar enzimas, enfim, de produzir um vinho mais puro, natural e saudavel possivel. Eu tenho o grande prazer de trabalhar com quase uma centena de produtores comos estes na Alemanha, Austria, Franca e Italia. Eles nao tem secretaria (a esposa(o)), nao tem diretor de exportacao. quase todo o trabalho e' conduzido pelos membros da familia e quando vou visita-los, depois da visita ao vinhedo, a prova e os negocios sao conduzidos na mesa da cozinha. O vinho deste produtor tem o dom de nos energizar e nos fazerem felizes. Este vinho e' vivo e naturalmente tem que ser tratado com certos cuidados: manter sempre em temperaturas adequadas e transportados em condicoes climaticas adequadas, este vinnho nao e' industrial, nao e' produzido por uma vinicola como muitas por ai que mais parecem destiladoras de petrolio que propriamente vinicolas. O vinho do viticultor sera diferente a cada safra, refletindo a diversidade de cada ciclo vegetativo. O pequeno produtor esta reconquistando seu espaco no mundo dos vinhos e como dever ser, seus vinhos devem ser commercializados por pessoas que o respeitam e compreendem seu vinho e' estereo nem fazio, e passam para o consumidor a historia que acompanha cada garrafa, pois este nao e' simplismente um vinhos que se pode comprar nem beber sem algo a dizer.
Savio Soares
www.savinho.com