El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cooperativa Vinícola Garibaldi realiza Seminário de Produção Orgânica

Evento reuniu 48 produtores certificados ou em vias de certificação para repasse de conhecimento e qualificação

A Cooperativa Vinícola Garibaldi realizou, na terça-feira, dia 14 de junho, o 1º Seminário de Produção Orgânica. O objetivo foi reunir os 48 produtores de uva orgânica certificados ou em processo de certificação da cooperativa para repassar conhecimentos sobre produção, mercado e informações sobre as mudanças na nova legislação. “Estamos padronizando informações, esclarecendo dúvidas e incentivando o produtor a continuar no projeto e difundir a idéia”, afirma o técnico agrícola da Cooperativa, Evandro Bosa.

O ciclo de palestras aconteceu na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi. Entre os temas discutidos esteve a produção agrícola e enológica, com ênfase no trabalho de campo. “É importante atualizá-los com relação às perspectivas deste mercado, que exige cada vez mais qualidade. E isso só se consegue quando os cuidados são adotados desde a produção”, argumenta Bosa.

A programação contou com a palestra da responsável pelos processos de certificação da EcoCert Brasil, Vanice Schmidt, que falou sobre as exigências para a produção de alimentos orgânicos conforme lei, e aproveitou a oportunidade para incentivar e fortalecer a imagem dos produtos orgânicos no mercado nacional e internacional, “o consumo de produtos orgânicos esta crescendo, e este tipo de iniciativa de incentivar os produtores é de fundamental importância para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva” destacou Vanice, que também citou o pioneirismo da Garibaldi neste segmento. “A Cooperativa Vinícola Garibaldi, foi a primeira vinícola brasileira a pedir um processo de certificação de seus produtos”, completou Vanice.

Para o produtor, Antonio Riva, o seminário serviu de aprendizado, uma vez que toda a sua propriedade obedece as leis de certificação orgânica, “desde que iniciei o projeto orgânico, noto que a qualidade de vida da minha família melhorou e este tipo de iniciativa aumenta ainda mais minha disposição de seguir neste segmento” destaca Riva, que frisou também a importância de termos 48 produtores neste segmento e com uma meta de produzir 1 milhão de quilos de uva em 2012, “quando iniciei o projeto, em 2000, éramos três produtores, hoje é um orgulho ver que a cooperativa se destaque no segmento e consta com 48 produtores de orgânicos”, completa.

Fonte: .DOC Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: