El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Circuito Brasileiro de Degustação acontece em São Paulo nesta terça (25)


Lista de cinco espumantes que serão degustados exclusivamente em São Paulo inclui rótulos das vinícolas Domno, Don Laurindo, Lidio Carraro, Miolo e Valmarino. Degustação de vinhos terá produtos da Antônio Dias, Campos de Cima, Duccos, Dom Cândido; Góes & Venturini; Campos de Cima, Pericó,Perini, Salton, Sociedade Vinícola Estrada Real e Viapiana.

Estão definidos os cinco espumantes que serão degustados no Circuito Brasileiro de Degustação que acontece nesta terça-feira (25), em São Paulo.Suzana Barelli, diretora de redação da revista Menu, escolheu o Miolo Millésime Brut D.O. safra 2009. José Luiz G Pagliari, professor do Senac-SP, o Ponto Nero Extra Brut Gran Reserva. Sergio Inglez de Sousa, da Sbav-SP, selecionou o Don Laurindo Brut Malvasia de Cândia safra 2010. O escritor, músico e titular da coluna de Bebidas do Terra Magazine, Maurício Tagliari, vai falar sobre o Lidio Carraro Dádivas Brut.

O último participante da mesa redonda sobre os espumantes brasileiros, que terá como mediador o jornalista da rádio CBN, Adalberto Piotto, foi escolhido pelo site Enoblogs. Os blogueiros de vinho do Brasil elegeram o publicitário Daniel Perches para representá-los. Pelo voto, também foi definido o espumante que será comentado pelo blogueiro – o Valmarino Churchill Brut. “Acredito que este sistema simples e democrático, feito através de uma pesquisa, é uma boa forma de expressar a opinião de um grupo, no caso os blogueiros de vinhos brasileiros”, diz o idealizador do Enoblogs, Alexandre Frias.

A estreia do Circuito Brasileiro de Degustação ocorreu na segunda-feira (dia 24 de outubro), em Porto Alegre. Nesta terça-feira (25), o Circuito chega a São Paulo, no Festivo Eventos (Rua Cônego Eugênio Leite, 1098, em Pinheiros). Quinta-feira (27), será a vez do Rio de Janeiro receber as 25 vinícolas brasileiras de quatro estados produtores – Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – para degustação de vinhos, espumantes e suco de uva 100% natural e integral. O evento está marcado para o Salão Marlin Azul do Iate Clube (Avenida Pasteur, 333, na Urca).

A união dos melhores vinhos e espumantes brasileiros em um só lugar é a proposta do Circuito Brasileiro de Degustação, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) retoma este ano, com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “No próximo ano, queremos levar o Circuito para outros polos de consumo de vinho e espumante no País, como o Nordeste, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil”, afirma o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, lembrando que o Circuito não era realizado desde 2005. “A volta, agora, é para ficar”, destaca.

O Circuito Brasileiro de Degustação será realizado das 15h às 22h nas três cidades. Das 15h às 19h, o evento é fechado para profissionais (sommeliers, chefs, proprietários de restaurantes, bares, hotéis, entre outros) e jornalistas. A partir das 19h, o Circuito abre para o público em geral. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail cintia.silva@exponor.com.br (São Paulo) ersvp@vezestres.com.br (Rio de Janeiro).


Programação
A novidade desta edição do Circuito será a realização de palestras com degustações temáticas, tendo como condutores os principais jornalistas e críticos de vinhos do Brasil. A sommelier carioca Deise Novakoski conduzirá o tema “A Diversidade dos Vinhos Brasileiros”, às 20h. “A ideia é mostrar a diferença entre os vários terroirs do País”, explica Deise. Os rótulos escolhidos pela sommelier são os seguintes: Syrah safra 211, da Sociedade Vinícola Estrada Real, de Minas Gerais; Syrah safra 2010, da Duccos, de Pernambuco; Sauvignon Blanc safra 2010, da Pericó, de Santa Catarina; Gamay safra 2011, da Salton, Rio Grande do Sul; e Ruby Cabernet safra 2008, da Campos de Cima, Campanha Gaúcha.

O jornalista Marcelo Copello falará, às 16h, sobre “As raridades dos Vinhos do Brasil”. “Quero apresentar vinhos de vinícolas que merecem mais atenção dos consumidores pela qualidade dos produtos elaborados”, afirma Copello.Escolhido em 2009 como o mais influente jornalista de vinhos do Brasil pela revista Meininger´s Wine Business International da Alemanha, Copello escolheu os seguintes rótulos para o seu painel: Perini Quatro safra 2008, da Vinícola Perini; Documento Merlot safra 2009, da Dom Cândido; Casa Venturini Chadonnay safra 2010, da Vinícola Góes & Venturini; Tannat safra 2008, da Antônio Dias; e Via 1986 Marselan safra 2009, da Viapiana.

A mesa redonda sobre os espumantes brasileiros, que será realizada às 18h, contará com cinco convidados locais de cada uma das capitais. Por isso, os espumantes que serão degustados em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro serão diferentes. “Assim teremos um sabor local em cada uma das cidades”, comenta o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.

Nenhum comentário: