El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

domingo, 17 de outubro de 2010

Meu fogão Cosmopolita

tem quatro bocas, três funcionam perfeitamente, queimam chamas coloridas, variadas, de intensidades imprevisíveis e surpreendentes. A outra, a quarta, repousa adormecida, como um vulcão quase extinto. Tem lá seus segredos, antes de ser instalado em minha cozinha, foi manejado por mãos muito mais experientes, minha mãe, minha vó, minha tia, minha madrinha e, principalmente minha ama seca, todas foram deixando suas marcas, seus vestígios, no brancão ali do fundo. Conserva energias, receitas, conhecimentos e descobertas de mais de meio século. Não funciona sozinho, mas faz coisas que eu mesmo duvido, me deixa desconfiado, parece que recebe interferências externas.
É todo esmaltado, branco por fora e tem um tampo preto, de aço estampado, onde ficam apoiadas as panelas. Os tubos são de cobre, bicos queimadores e registros de bronze vermelho, botões de comando em baquelite bege ou creme. Tem forno com duplo ajuste de temperatura e uma gaveta de espera muito útil. A regulagem da chama é sensível, fica na ponta dos dedos. Prepara carreteiros, espinhaços, feijoadas e outros pratos mais elaborados. Fazia galinhadas  para toda a família tempos atrás, aos domingos se bem me lembro, e spaghetti al sugo com queijo ralado e polenta frita, muito peixe assado, tainha de forno, anchovas e linguados de vez em quando, vitela com batatas, pernil de porco, de ovelha e bacalhau, sempre um bacalhauzinho em toda sexta-feira santa. E bolos, e pães e tudo mais.
É neste fogão onde preparo minha comida, nele testo sabores e combinações, nele procuro acertar uma receita para algum vinho especial ou, ao contrário, abro uma garrafa de vinho para encontrar alguma receita nova e quase sempre funciona, não falha, não cozinho sozinho nunca.

Um comentário:

Salito disse...

Eta fogão dos bons, para o amigo único neste mundo! Fez-me lembrar do meu toca-discos! Abrs. Sal.