El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cor e Ser - Dois vinhos da Dunamis

Quarta-feira estive no mais novo endereço do vinho em Porto Alegre, a Vinum Enoteca, onde participei de happy hour de lançamento dos primeiros produtos da Dunamis. Vinícola localizada em Dom Pedrito, mais precisamente na localidade de Torquato Severo, no caminho da Ramona, a 18 km de distância de Bagé. Projeto moderno e despojado conta com assessoria de gente de peso: Mario Geisse, nome que na enologia sulamericana é uma referência, Carlos Flores, especialista em solos, trabalha no detalhamento do terroir, escolhendo as variedades mais adequadas para cada parcela e Enrique Mirazo, um dos melhores profissionais uruguaios na área de viticultura.
Ser é um corte de Chardonnay e Sauvignon Blanc, safra 2010. Estilo jovem, muito bem elaborado, visualmente perfeito, coloração amarelo clara, límpido. Nariz tropical com toques cítricos e notas amanteigadas discretas-passagem breve por barricas americanas. Muito frescor em boca, uma elegância feminina, é harmonioso e equilibrado, com agradável persistência final.
Cor é o tinto, safra 2008. Merlot com estágio de três meses em barricas e Cabernet Sauvignon sem passagem por madeira. Coloração vermelho-rubi intensa. Aromas de frutas vermelhas com toques de coco e baunilha. Jovem, corpo médio e boa estrutura, traz um frutado inicial muito interessante, com intensidade correta, sem exageros, a madeira aparece discreta. Um tinto de verão para tomar fresco (14-16ºC).

Nenhum comentário: