El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

domingo, 20 de novembro de 2011

Consumo de vinho branco supera tintos na Itália

No país do Barolo e Brunello, o consumo de Franciacorta, Pinot Grigio e DOCG Prosecco supera os grandes tintos de guarda

O consumo de vinhos brancos da Itália superou o de vinhos tintos e rosados: 55% versus 45% conforme dados divulgados pela Assoenologi. Os números foram mostrados durante conferência internacional "The Wine Advocate", em Gorizia. O crescimento de vinho branco também foi registrado em outros países, especialmente, nos Estados Unidos, um dos principais mercados importadores do setor do vinho do Friuli Venezia Giulia, onde o aumento do consumo de vinhos brancos é de 19,8%. Para o próximo ano Assoenologi preve um avanço de 10%.

Segundo o estudo, este ano a venda de espumantes italianos deve crescer 4,7%, enquanto o mercado do vinho tende a diminuir 11,6% na Itália. Neste contexto, digno de nota é o crescimento de garrafas vendidas da Franciacorta (16,7% em relação a 2010). A produção de Prosecco segue dominando coma 200 milhões DOC.

Nenhum comentário: