El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

OS VENCEDORES DO INTERNATIONAL BEST OF WINE TOURISM 2012

 (Mainz, October 27, 2011) - Em jantar de gala realizado no Electoral Palace, em Mainz, Alemanha, foram anunciados os vencedores do concurso Best of WIne Tourism 2012, uma iniciativa do grupo "The Great Wine Capitals Global Network" (veja nota no rodapé deste post).

Os vencedores são:

Bilbao | Rioja:  Bodegas Campo Viejo (Logroño) Sustainable Wine Tourism Practiceshttp://www.campoviejo.com/ 
Campo Viejo está situada no topo de uma colina nos arredores de Logroño.  A maior parte das instalaçoes da vinícola são subterraneas e toda parte visível foi projetada para integrar-se harmoniosamente com a paisagem. Todo processo de elaboração do vinho é feita por gravidade, evitando-se ao máximo o uso de bombas.

Bordeaux: Château d’Agassac -  Conference & Convention Facilities 
www.agassac.com 
Localizado próximo a vilarejo de Ludon, o domain de Agassac é um dos mais antigos estabelecimentos de Médoc. Circundado por vinhedos e paisagens magníficas, este notável local dispõe de salas para a realização de seminários e eventos no interior do próprio chateau. Tambem existe um amplo salão localizado nas caves com abertura para sala das barricas. Com uma área total de dois hectares o parque está preparado para a realização de grandes eventos. O fosso, o antigo pombal de pedra e outros prédios históricos fazem do Château d1Agassac um local excepcional para a realização de altíssima qualidade, equipados com tecnolgia de ponta.


Cape Town: La Motte (Franschhoek) Art & Culture 
www.la-motte.com
Com três séculos de história, La Motte foi declarada vencedora por seu impressionante museu onde está abrigada a coleção da família Rupert, com obras de arte do século XX, do mestre sul-africano Pierneef e outros artistas. Entretanto, o que garantiu a premiação para a vinícola, foi seu desempenho consistente em todas outras categorias  avaliadas.


Christchurch/South Island: Appellation Central Wine Tours - Wine Tourism Services 
www.appellationcentral.co.nz
Appellation Central Wine Tours, em Queenstown,  Central Otago, especializada em levar pessoas por caminhos pouco convencionais, propondo um mergulho na cultura da comida, vinho e das belas paisagens que caracterizam a região. Seu lema é Prove, Cheire, Ouça, Veja e Sinta Central Otago’.



Firenze: Dievole (Castelnuovo Berardenga-SI) - Accommodation 
www.dievole.it
Dievole foi reconhecida pelo estilo e qualidade dos serviços oferecidos numa antiga casa senhorial rodeada por muitos vinhedos que estão produzindo vinhos há mais de 900 anos, por promover a cultura do vinho em todos seus aspectos, e por estimular a produção responsável.


Mainz | Rheinhessen Vinothek Bingen (Bingen am Rhein) – Art & Culture 
 http://www.vinothek-bingen.de/
Com sua localização única, a Vinothek Bingen funciona como um centro de visitas especial, bem na porta de entrada do Vale do Reno Médio, Patrimônio Mundial da UNESCO. O cenário que se avista do Castelo Ehrenfels, a torre de Mäuseturm com sua ilha no meio do rio e o Monumento Germania em Niederwald sobre Rüdesheim, oferecem um ambiente esplêndido para apreciação do trabalho de seis enólogos. A Vinothek Bingen recebe convidados com uma programação internacional incluindo leituras, exposições de arte regulares, eventos musicais e excitantes degustações temáticas.

Mendoza: Bodega Atamisque – Innovative Wine Tourism Experiences 
 www.atamisque.com
Atamisque, uma referência a uma espécie da vegetação nativa, é a única vinícola do mundo com a cobertura do telhado feita em ardósia. Os visitantes são convidados a conhecer  parque de 37 acres, um passeio espetacular devido ao clima árido de Mendoza e o Restaurante Rincón Atamisque, onde são servidas trutas criadas na região e frutas dos pomares da propriedade.


Porto: Quinta do Portal – Architecture & Landscapes 
 www.quintadoportal.com
As instalações da Quinta do Portal foram desenhadas por Álvaro Siza, vencedor do Pritzker Prize. Seu deslumbrante perfil contemporâneo surge perfeitamente integrado com a beleza pungente do Vale do Douro e a maior parte da construção é subterrânea. Segue a tendência eco-amigável visando o aproveitamento máximo de energia. É uma atração imperdível numa viagem a Região do Douro.

San Francisco/Napa Valley: Meadowood Napa Valley - Accommodation 
www.meadowood.com  

Meadowood Napa Valley oferece acomodação aos seus hóspedes, incluindo refeições no próprio restaurante, um 3 estrelas Michelin, com acompanhamento  full-time de um Master Sommelier.  Paralelamente, Meadowood Napa Valley promove anualmente diversos eventos voltados para o mundo do vinho, sendo o principal destino norteamericano, incluindo o famoso Auction Napa Valley e o Symposium for Professional Wine Writers.

Sobre a Great Wine Capitals Global NetworkFundada em 1999, a Great Wine Capitals Global Network é uma associação internacional entre nove renomadas regiões vinícolas: Bordeaux, France; Cape Town, South Africa; Christchurch-South Island, New Zealand; Florence, Italy; Mainz-Rheinhessen, Germany; Mendoza, Argentina; Porto, Portugal; Bilbao-Rioja, Spain and San Francisco-Napa Valley, USA. O prêmio The Best Of Wine Tourism serve como referência para todo setor ao reconhecer a excelência de vinícolas que se destacam em áreas como serviço, inovação, sustentabilidade, assim como empresas voltadas para o enoturismo, em cada uma das cidades participantes do concurso. Para maiores informações visite http://www.greatwinecapitals.com.

Nenhum comentário: