El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Nós que nos amávamos tanto



C’eravamo tanti amati é o título original deste belíssimo filme dirigido por Ettore Scola. Narra 30 anos de história da Itália (1945-1975), mostrando encontros e desencontros, aventuras amorosas e desilusões de três grandes amigos que se reaproximam na meia idade. Com Nino Manfredi e Stefania Sandrelli, com Stefania Sandrelli e Vittorio Gassman, com Stefania Sandrelli e outros. Tem ainda participações de Marcello Mastroiani, Federico Fellini e Vittorio De Sica de menor expressão, todos tentando representar eles mesmos.




A primeira vez que o assisti deve ter sido em 1976 ou 1977, não me lembro direito. Sei que foi no ABC, um pequeno cinema de rua, que ficava na Venâncio Aires, e fechou as portas já faz muito tempo. Fui sozinho, sai de lá bastante emocionado com este filme tão marcante, e nunca mais deixei de assistir nenhum filme deste diretor.




Ao sair do cinema fui direto ao Pedrini, não devia ser muito tarde. Escolhi uma mesa ao ar livre, debaixo de uma enorme figueira, que havia no pátio dianteiro do restaurante. Solicitei ao garçon que trouxesse uma garrafa do melhor chateau da casa. Escolhi um Filé Xadrez para acompanhar o vinho e a solidão daquela noite, era para ser o suficiente, pois também, para mais não dava o dinheiro que trazia na carteira. Lembro que veio numa travessa de inox, ornado com uma insólita folha de alface crespa, um punhado de azeitonas espanholas lançadas em cobertura e alguns gomos de limão para temperar na hora. Receita simples e bem preparada. Alguns palitos para espetar os pedaços de filé, alguns goles de vinho para passar o tempo e pensar na vida. Nada mais precisava naqueles dias longínquos.




Trinta e poucos anos depois, retornei ao mesmo local acompanhado de duas estudantes de agronomia.. Uma delas, eu já conhecia há mais tempo, havia sido minha colega num curso intensivo de bioquímica, realizado no prédio antigo da Faculdade de Medicina. Era uma loura perturbadora, de movimentos radicais e gestos insinuantes. A outra, tinha os cabelos tingidos de vermelho, os olhos eram de um azul profundo, suaves e brilhantes ao mesmo tempo. Nariz delicado e enigmático, a boca carnuda, volumosa, taninos maduros e perfeitamente resolvidos, retrogosto de impressionante persistência. Tomamos alguns chopes, pedimos bolinhos de batata, um sanduíche aberto...

Nenhum comentário: