El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Critérios de avaliação de vinhos do Senhor Cotonete

Gosta de sentir uma tonturinha o Senhor Cotonete, o bom vinho deve produzir este efeito após um determinado e particular número de cálices, é prenúncio de uma noite de sono tranqüilo e garantia de descanso reparador. Não precisa de soníferos ou drogas registradas, basta-lhe um copo de vinho tinto antes de voltar para casa.

Administra um prédio de fachada Art Déco, na rua mais Art Déco de Porto Alegre, onde até mesmo os tampões de ferro fundido da rede pluvial trazem inscrições seguindo as regras ortográficas do português daquele tempo remoto. Não é nenhum folgado, mas um homem trabalhador, cumpridor de suas responsabilidades e obrigações e que de vez em quando costuma escapulir pelas noites calientes da Cidade Baixa. Onde falta vinho, ou o que existe deixa a desejar, ele leva sua própria garrafa, paga a rolha ao restaurateur, contribuindo desta forma para a evolução da cultura enológica dos estabelecimentos do bairro. É um grande incentivador do consumo de vinho do estado e que nem sequer foi lembrado pelo Programa Visão 2025, uma falta lastimável e comprometedora.

Homem de saúde invejável arrumou uma namorada com metade de seus inacreditáveis 70 anos. Anda remoçado ultimamente, perdeu peso, a cintura adelgaçou, caminha com passos ligeiros pelas calçadas da André da Rocha, a vasta cabeleira branca com tufos esvoaçantes. Deveria ter assento garantido em todos os congressos de vinho e saúde, pois seu testemunho merece ser ouvido.

Nenhum comentário: