El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Pesce Azurro alla griglia

Vem da Sardegna esta receita. É muito simples e fácil de prepará-la, ideal para reunir bons amigos num dia de céu aberto e com vento sul soprando levemente. Os peixes recomendados são Mugil cephalus ou simplesmente Muggini, ou então Cefalo e a popular Sardinha, Sardina pilchardus. Desfilam pelas águas do Tirreno, estes peixes azulzinhos.

Ingredientes
Uma casa na praia (opcional)
Um saco de carvão de acácia negra
Sal grosso
Salsa picada
Alho esmagado
Muitas tainhas- Mugil platanus, e algumas sardinhas- Sardinella brasiliensis.
Limão

Modo de fazer
Calcule uma tainha de tamanho médio para cada duas pessoas, é o suficiente. Reserve e esconda os limões antes da chegada da turma da caipirinha. Escolha espetos adequados para o assado de pescados, existem alguns do tipo grade dupla e outros em formato de feixes, com 5 ou 7 filetes e um argola na ponta para não deixar o peixe fugir. Enquanto as tainhas estiveram assando na brasa, frite as sardinhas numa frigideira, elas dever ser servidas como entrada. Podem ser preparadas com vísceras ou sem vísceras, a opção é livre. Aproveite o braseiro para grelhar pimentões e rodelas grossas de cebola. Não deixe faltar azeite.

Acompanhamento
Vinho naturalmente, branco, tinto ou rosado.. Para este prato prefiro Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, alguns tintos leves com o Gamay ou então um Merlot rose. Um espumante brut junto com as sardinhas tambem é uma boa. E como esta receita tem origem Sarda sugiro um Vermentino di Gallura ou o Nuragus di Cagliari.

Termino este post citando um pensamento de Antonio Argiolas:

"Il buon vino non nasce solo dalle tecnica. E' nutrito con un insieme armonioso di umiltà, amore, passione e cura infinita per le vigne e i loro frutti. Un segreto semplice ricevuto come dono di natura e che ho passato ai miei figli e a tutti coloro che mi hanno accompagnato in questa affascinante avventura."

Clique sobre o rótulo de Vermentino, na lateral desta página, para acessar o site da Argiolas.

5 comentários:

Emma disse...

Minha reclamação é porque a rigor, isso não é uma receita! Fiquei com água na boca, mas não sei se é para temperar os peixes antes ou depois de assar, em que momento se põe o limão, como fritar as sardinhas..... Seja mais germânico! Simples e objetivo!!!!
beijos...

Walter Schumacher disse...

Ja, das habe ich schon immer gesagt..

Emma disse...

Putz, agora complicou....

Walter Schumacher disse...

O limão deve aparecer no final da história, quando o peixe está na mesa. Sal grosso, alho e salsa picada entram no preparo da salmoura. As tainhas precisam tomar um banho com este preparo momentos antes de atingir o ponto correto do assado.

Emma disse...

Tá bom, mas sugiro que você mesmo faça um dia desses para a gente ver como é!