El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Outono no Vale dos Vinhedos - 2ª parte

Reconversão forçada e invertida de vinhedos. Este era um parreiral de Vitis vinífera, que utilizava um sistema de condução vertical com duas linhas de carga, sistema muito utilizado por viticultores de Santa Lúcia e Santo Isidoro. Na foto aparecem plantas recem cortadas, que logo serão arrancadas e, ao longo da fila, mudas do novo parreiral em formação. Esta é a reconversão que está acontecendo no momento, uvas viníferas cedem lugar para americanas ou híbridas, espaldeiras transformam-se em latadas.





Outra foto da Cascata da Eulália, que continua com pouca água, corre um fiozinho de nada. Estou aguardando as chuvas de inverno para registrar a grande transformação da paisagem.





Casa muito antiga construida com taboas de Araucária, e porão erguido com tijolos sem rejunte de argamassa. Este é um padrão que se encontra em quase todas as casas coloniais: porão para guardar ferramentas e apetrechos, carros de boi, implementos agrícolas e um lugar especial para as pipas de vinho, produzido para o próprio consumo. É muito comum encontrar peças de queijos, salames e embutidos pendurados nalguma viga do assoalho, aproveitando a temperatura mais amena desta parte da moradia. Muitos destes porões transformam-se na principal área de convivência da família.


Casa abandonada construida no mesmo estilo, com porão de tijolos e a parte superior em madeira. Casas mais antigas foram tombadas pelo patrimônio histórico dos municípios e algumas aparecem nos roteiros turísticos da serra.




Vista do entardecer no Oitenta da Leopoldina, muitos parreirais ainda conservam a folhagem mostrando belíssimos contrastes de tonalidade.





Pequeno recorte da Estrada da Leopoldina, é um fragmento da antiga estrada colonial, a RS444 passa ao lado. Prefira caminhar por estes trechos, é mais seguro, mais tranquilo e aproveita-se muito melhor a natureza. A Vinícola Felix está localizada neste desvio.





Final do dia. Existe uma parada de ônibus bem ao lado destas araucárias. Sai de Monte Belo as 18:00 e vai até o centro de Bento Gonçalves, a passagem custa R$3,30






Um comentário:

LEOCADIO disse...

ADMIRO MUITO A CULTURA GAUCHA BEM COMO A HISTORIA DO VINHO NA REGIÃO,POREM TENHO UM SONHO DE PRODUZIR AQUI NO CEARA VINHOS,SUCOS ,ETC.JA TENHO OS PARR
EIRAIS HA DEZ ANOS.EMAIL É: leocadiobarroso@gmail.com. VAMOS FAZER HISTORIA O SONHO NÃO ACABOU.
SURGEM NOVAS IDÉIAS A TODO O MOMENTO, NEGOCIOS MARAVILHOSOS E RENTAVEI E DE TANTO VER HISTORIAS GOSTARIA DE APRESENTA O MEU PROPRIO SONHO: TRABALHO Há DEZ ANOS COM OCULTIVO DE UVAS NA ZONA NORTE DO CEARA, E PRETENDO FAZER PARCERIA COM INVESTIDORES, PARA A PRODUÇÃO DE SUCOS E VINHOS, PARA SEREM COMERCIALIZADOS INICIALMENTE NO CEARA, PIAUI E MARANHÃO. O INVESTIMENTO É BAIXO E ORETORNO É RAPIDO E A TENDENCIA DO NEGOCIO É CRESCER MUITO. INICIEI CONTATOS COM O GOVERNO DO ESTADO PARA OBTER INCENTIVOS FISCAIS, TENHO A INFRAESTRUTURA DE PARREIRAIS MONTADAS, PRECIISO DE APOIO TÉCNICO FINANCEIRO MEU FONE É 0XX-88-99627508 O EMAIL É: leocadiobarroso@gmail.com. VAMOS FAZER HISTORIA O SONHO NÃO ACABOU.