El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Quinta do Seival - Castas Portuguesas 2005


Vinho produzido pela Vinícola Miolo com as variedades de uvas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz na região da Campanha Gaúcha, em Candiota, município vizinho de Bagé, próximo à fronteira do Uruguai.

Apresenta coloração de boa intensidade, tonalidade vermelho-rubi brilhante, quase púrpura. Tem boa intensidade aromática com suave persistência. Aromas de frutas passas, figos e ameixas secas. Na boca mostra ser um vinho equilibrado, de corpo expressivo e elegante, bem estruturado com taninos macios, redondos, e um final de boca de agradável persistência.

Passou por estágio de doze meses em barricas novas de carvalho francês. Graduação alcoólica de 13,5º. Temperatura ideal de serviço: 16 – 18ºC.

Ideal para acompanhar carnes vermelhas e assados em geral. Pode ser a la parrilla, em trempes uruguaianenses, em braseiros do tipo trincheira, com espetos de pau fincados na terra, ou até mesmo em travessas de louça refratária levadas ao forno, com rodelas de batatas cortadas grosseiramente. Vinho perfeito para inspirar pesquisadores de receitas lusitanas.

Nenhum comentário: