El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 14 de julho de 2009

A construção das pirâmides

Inicialmente desenhe um triângulo com três lados iguais, depois risque duas linhas horizontais paralelas separando-o em três camadas. A primeira servirá de base e sustentação para toda construção, coloque nela as marcas de vinho de consumo corrente. São fáceis de identificar e sempre aparecem em grande volume. No supermercado onde faço minhas compras elas escaparam do setor de bebidas alcoólicas e espalharam-se por toda loja, estão nos corredores de entrada e em pontos estratégicos, ao lado de balcões frigoríficos, onde ficam os cortes de carne, próximo de sacos de carvão ou de acessórios de churrasco – estamos na alta temporada dos vinhos tintos. São diversos rótulos de reservados chilenos, selección especial de Argentina e algumas caixas de nossas maiores vinícolas e cooperativas. Os preços desta camada variam entre R$10,00 e 20,00.

Na camada intermediária já aparecem vinhos mais elaborados, são mais estruturados, com passagem por barricas de carvalho americano ou europeu, tem potencial de guarda e envelhecimento em garrafa. São rótulos criados com o objetivo de reforçar a imagem e ocupam papel estratégico no crescimento das empresas. Os preços variam entre R$20,00, R$40,00 ou R$50,00/garrafa.

Lá no topo aparecem vinhos Gran Reserva, Premium ou Super-Premium, começam a partir de R$50,00 e vão subindo, os de US$100,00 são colocados neste lugar e outros vão muito alem deste valor. São poucas opções nas grandes redes distribuidoras, mas sempre ocupam um lugar especial e de grande visibilidade.

Algumas empresas utilizam estas representações gráficas, quando estudam o posicionamento de suas marcas no mercado. Aquelas que estão na base garantem o fluxo de caixa e movimentam a máquina. Por vezes, algumas marcas intermediárias são deslocadas para o andar de baixo alavancando novas estratégias, conheço uma que triplicou o volume comercializado de um ano para o outro. Desta forma, abrem espaço para novos lançamentos e garantem a renovação do portfolio.

Não são estruturas rígidas e são redesenhadas constantemente ao sabor dos ventos, das safras ou das preferências do mercado.

Para concluir, gostaria de lembrar que para colocar mais uma pedra lá no topo , sempre é bom ter uma estrutura forte na base.

Nenhum comentário: