El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sábado, 11 de julho de 2009

Cordão Esporonado

Esporão com duas varas desenvolvidas. A poda deste vinhedo deve ser realizada no início de setembro, quando aparecem os primeiros sinais de brotação nas gemas das pontas das varas. A vara da esquerda será totalmente eliminada e a outra cortada um pouco acima da primeira gema visível.





Espaldeira simples. Videira formada com um só braço, observa-se boa distribuição dos esporões ao longo do braço, com distância de 10-12cm entre as varas.








Espaldeira simples. Videira formada com dois braços. É uma opção do viticultor, estas fotos foram tiradas numa mesma área, são dois talhões vizinhos, alguns acreditam que esta forma proporciona uma distribuição mais equilibrada da carga de cachos de uva.


Varas entrecruzadas. Situação indesejável pois prejudica a boa insolação dos cachos e a ventilação adequada da folhagem, criando condições para o desenvolvimento de moléstias fúngicas. O correto é buscar o posicionamento vertical das varas ao longo do ciclo de crescimento e eliminando varas inclinadas.


Nenhum comentário: