El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Feijoada de Cacá

Carlos Henrique Garcez Borges, o Cacá, é formado pela Escola de Gastronomia de Aires Scavone (EGAS), realizou estágios no Rio de Janeiro com Claude Troigros, e vem trabalhando com Marcelo Jacobi há dez anos, em Porto Alegre. Tem participado em todos ZH Gastronomia, Casa e Companhia, e recentemente passou uma temporada na Espanha, aprofundando seus conhecimentos em gastronomia molecular. Junto com Fabiane Penz dirige o Propasta, onde todos os sábados acontece aquela feijoada. Estive conversando com ele e perguntei como harmonizar vinho com esta tradicional comida brasileira.
V&V - Sem pensar em rótulos ou marcas, qual vinho mais indicado para acompanhar uma feijoada?
Cacá -Com a feijoada, eu prefiro um Carmenere, porque como acompanham outras coisas, banana frita, doce, aipim frito, e tambem servimos um caldo apimentado, eu acho que com a fritura é a grande pedida. Se fosse para acompanhar as carnes, tanto um paio, ou a carne de porco ou a lingüiça, então eu iria num outro, eu escolheria um Cabernet Sauvignon, isto se fosse servido separado, mas como a gente tem de ver tudo como uma coisa junta, e os clientes as vezes me chamam e me perguntam por um vinho, então eu indico o Carmenere.
V&V - Tu arriscarias a indicação de algum branco?
Cacá - Arriscaria, arriscaria sim.
V&V - Qual?
Cacá - Arriscaria um Chardonnay sem problema nenhum. Já tomei aqui comendo a feijoada, já tomei tambem com diversos tintos ou brancos. Porque as vezes tem pessoas que pedem um vinho branco e tenho a oportunidade de experimentar um pouco, e já tomo assim com este intuito de saber se fecha, e vejo que não tem problema nenhum, o branco vai muito bem. A gente tem um pouco de misticismo de achar que com peixe devemos tomar somente vinhos brancos e outras coisas assim. E eu vou te dizer que os dois anos que eu passei na Vinhos do Mundo, eu com Chefe da Vinhos do Mundo, tive oportunidade de experimentar vinhos caros, de diversas procedências, na degustação com os pratos, e para mim este mito caiu um pouco. Já acho, que tem eventos que tu podes começar tomando um espumante e terminar tomando um espumante, e tu tens o paladar perfeito das coisas, eu acho que isto daí é a grande coisa que me acrescentou, este tempo todo trabalhando com vinhos..

V&V - Fale um pouco do Propasta, projetos e coisas que estão acontecendo.
Cacá – Nosso bistrot funciona de segunda a sábado, no horário do almoço sempre servimos dois pratos, um buffet de saladas, montado bem no estilo de bistrot, bem decorado, com sabores caseiros que a gente visa mesmo é que a pessoa goste muito da comida. Então as coisas são feitas de coração, a gente não visa muito o valor das coisas, o lucro que se vai ter em cima disto, a gente visa a satisfação do cliente. Então a gente seleciona o material de primeira qualidade, para que as pessoas possam se sentir bem. E ai nos sábados é isto, a gente sempre escolhe um tema, agora no inverno estamos com as feijoadas.
V&V – Vocês realizam eventos também?
Cacá - Temos realizado eventos a noite.
V&V – Tem cursos ?
Cacá – Cursos, eu dou aula de gastronomia no Gremio Náutico União e agora recentemente acabamos a reforma da cozinha e estamos agendando alguns cursos.
V&V – Vocês realizavam algumas oficinas com crianças.
Cacá – Tínhamos antes oficinas infantis, a gente montou esta cozinha especialmente para as aulas, e ela ficou pronta há pouco tempo, então agora é que nós estamos vendo, já tem bastante gente interessada, até empresas, querem trazer as pessoas em vez de pagar um jantar em algum restaurante, fazer estes tipo de coisa. A idéia é trazer o pessoal aqui, vestir todo mundo de cozinheiro, e eles vão fazer o jantar, para unir mesmo as pessoas, digamos porque a cozinha é um ambiente bem descolado, bem tranqüilo.
V&V – Quantas pessoas por curso?
Cacá – Em torno de 12 pessoas por causa do espaço e geralmente não fica todo mundo lá dentro, junto com estes cursos tem degustação de vinho, então quem quiser ficar aqui tomando um vinho, ligamos uma câmara dentro da cozinha e colocamos telões aqui para o pessoal ficar assistindo nas mesas, e ao mesmo tempo podem ver tudo que está acontecendo na cozinha, e tu fica aqui tomando teu vinho, teu espumante e quando quer vai lá e faz alguma coisa, volta pra cá, a idéia bem é esta mesmo.
O Propasta fica na Av. Cristóvão Colombo, 3.133 - Porto Alegre (RS)
Telefone: 51 3023 5070 e-mail propasta@propasta.com.br - www.propasta.com.br


Nenhum comentário: