El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 28 de julho de 2009

Nem tudo é suco nas bebidas de frutas

Esta é a matéria de capa da Hortifruti Brasil, revista do CEPEA-ESALQ/USP em sua edição de julho/2009 – consulte a versão on-line neste link.

No editorial, as autoras Renata Pozelli Sábio e Camila Pires Pirillo analisam o impacto do mercado de bebidas de frutas industrializadas no segmento produtivo fruticultor e apontam algumas razões do baixo consumo de suco, propriamente, no pais.

Impossível não comparar com os 2 litros per capita de consumo de vinho no Brasil, e salta aos olhos o desempenho entre 2003 e 2008 onde praticamente dobrou o consumo de bebidas de frutas industrializadas prontas, passando de 3,5 litros por habitante para 6,6 litros, segundo dados da Associação Brasileira das Industrias de Bebidas não Alcoólicas (Abir). É de se perguntar por que permanecemos estagnados nestes 2,0 enquanto outros setores conseguem resultados tão surpreendentes num período de 5 anos.

Recomendo a leitura, muitas idéias do texto podem nos ajudar a pensar os caminhos de nossa viti-vinicultura.

Nenhum comentário: