El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Diferenças entre quatro champagnes da Maison Gosset

Com uma produção de 1.000.000 de garrafas/ano, a Gosset é considerada uma pequena produtora da Champagne, ao menos foi esta afirmação que ouvi de Philippe Manfredini, o diretor da empresa que esteve em Porto Alegre na noite da última segunda-feira, em mais uma movimentada degustação promovida pela Grand Cru. Citando outros produtores da região que apresentam volume anual de 15, 20 e 40 milhões, Manfredini deu uma verdadeira aula sobre a viticultura da Champagne, ilustrada com o líquido mais precioso que aquela terra produz.
32.000ha esta é área coberta por vinhedos e o número de produtores anda por volta de 15.000. O tamanho médio de cada propriedade é de 1 ha, mas existem frações menores. Olhando com atenção é possível encontrar alguma semelhança destes números com a produção de nosso estado. A Gosset compra 99,9% de sua uva diretamente destes produtores, uma demonstração de como se constrói uma relação duradoura entre agricultores/viticultores e empresa/vinícola.
É a casa mais antiga da Champagne, foi fundada em 1584. É a mais elegante, a mais charmosa, começando pela garrafa que é um show, mas o mais interessante é mesmo seu conteúdo. Três variedades são utilizadas na elaboração destes vinhos: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. A Gosset costuma combinar safras diferentes buscando obter sempre a mesma qualidade de seus produtos...

Nenhum comentário: