El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sobre a Allegrini

Datam do final do século XVI os primeiros registros de atividade da familia Allegrini. Um documento de 1557, em nome de Allegrino Allegrini, garante o direito de aproveitamento de uma fonte de água para a irrigação da propriedade de Fumane, na Valpolicella.
Documentos e transcrições do período entre 16l16 e 1630 comprovam a extensão das terras da familia na região.
O responsável pela modernização da empresa foi Giovanni Allegrini, pessoa extremamente orgulhosa de pertencer, como seus antecessores, a terra da Valpolicella, dedicando-se ao cultivo das vinhas e elaboração de vinhos com muita energia. Giovanni foi o primeiro a questionar a viticultura local, desenvolvendo novas técnicas de formação e condução de vinhedos, introduzindo clones selecionados de melhor qualidade. Soube reunir a rigorosa seleção da uva com o saber enológico, criando um círculo virtuoso que levou a produção, durante os anos 1960 e 1970, de alguns dos melhores vinhos da Valpolicella.
Após seu prematuro desaparecimento em 1983, o controle da empresa passou para as mãos de seus três filhos: Walter atuando na área vitícola, Franco enólogo e Marilisa responsavel pelo marketing, que souberam projetar o nome da Allegrini internacionalmente.


Nenhum comentário: