El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Ardência e Suavidade

Estava preparando um antipasto de berinjela, encomenda muito especial que recebi a poucos dias, quando lembrei ter lido em algum site, que pimenta sempre pede alguma doçura. Aprendi esta receita em Bento Gonçalves, numa época em que estudava italiano. Foi um pequeno desvio do programa do curso, mas que acabou por transformar-se na aula mais proveitosa daquele semestre. Sbucciare la melanzane..., começava assim. Fui fazendo algumas modificações ao longo do tempo, não retiro mais a casca, pois prefiro sentir seu gosto mais forte e admirar os contrastes de sua cor, altero ervas aromáticas conforme a época do ano e utilizo sempre uma pimenta malagueta cultivada no clima ameno da serra. Faço alguns potes para os amigos e, às vezes, quando cozinho, aproveito para transformar alguns pratos como nos molhos de massas e pizzas.

Normalmente é servido acompanhado de algum tipo de salame, copa, queijos fortes e azeitonas pretas, tenho visto assim em vários restaurantes italianos. Quase sempre pedimos um bom tinto enquanto aguardamos o prato principal. Confesso que nunca experimentei esta combinação de ardência e suavidade, mas acho que pode funcionar, pois segue o princípio da atração entre opostos: fogo e água, calor e frio. Deve andar muito bem na companhia de um moscatel, temos várias opções entre nossas cantinas e algumas marcas são realmente muito boas. Falta em muitos bares e restaurantes o serviço de espumantes em cálices, o que poderia tornar a refeição mais acessível e com uma harmonização mais completa. Utilizando-se tampas metálicas adequadas, que proporcionam bom fechamento de garrafas, garantindo sua conservação, não é difícil oferecer esta alternativa no cardápio.

2 comentários:

marilia disse...

delícia, Walter!

Anônimo disse...

Sugiro a publicacão de algumas receitas no Blog. Esta de beringela me interessa testar.
beijo
Julinha