El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sushis, sashimis e dois brancos de Villard Estate

Tive oportunidade de provar estes vinhos durante um encontro que participei em Santiago, numa primavera já um pouco distante. Juntos comigo estavam Anderson Schmitz e Marcos Vian, dois enólogos brasileiros com destacado trabalho em nossas vinícolas. Fomos especialmente convidados pelo Maestro Tonelero Sebastien Villard, Gerente General da Nadalie Chile.

Estivemos reunidos por algumas horas em restaurante muito agradável no bairro Bella Vista, com mesas ao ar livre, em noite de temperatura amena. A mesa composta com pratos orientais combinava perfeitamente com os vinhos degustados.

O primeiro era um Sauvignon Blanc elaborado com uvas colhidas manualmente no Valle de Casablanca. Vinho de coloração amarelo-palha e alguns reflexos esverdeados, nariz complexo com algo de cítrico, lembrando um pouco frutas tropicais como o maracujá. Possui excelente estrutura e refrescante acidez.

O segundo era um vinho da variedade Chardonnay, também procedente do Valle de Casablanca, que é colhido manualmente durante o mês de abril. Tem coloração amarela com reflexos dourados, com nariz complexo e boa estrutura. Notas de frutas tropicais e suave baunilha.

Ambos são vinhos excelentes para acompanhar pratos a base de peixes, mariscos e saladas diversas. Foi uma noite perfeita aquela...

A Villard Estate produz outros vinhos muito interessantes, destaque para o Tanagra 2006, recentemente premiado como o melhor Shiraz do Novo Mundo. É um vinho produzido manualmente em todas suas etapas: colheita, seleção, desengace e que passa a fermentação, maceração e envelhecimento em barricas de carvalho francês Nadalie. Produzido em quantidade muito limitada. Vinho de grande estrutura com potencial de guarda de muitos anos. Recomendado para acompanhar pratos a base de cordeiro, peru ou queijos defumados.

Um comentário:

roseli jahn disse...

Walter,
estou honrada de estar participando de seu blog - me tornei uma pessoa mais "cultivada!!!'a respeito de vinhos depois de morar na França a estudos- e gostaria de convidá-lo a visitar a minha "mostra-ambientação"no Restaurante Lorita que segue até 31 de maio.
Roseli Jahn