El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

domingo, 5 de abril de 2009

Maridaje e Harmonização

É assim mesmo que se diz em espanhol: Maridaje. Este é o termo utilizado para tratar da combinação entre vinho e comida. Maridaje é a união, analogia, ou conformidade com que duas coisas se enlaçam ou correspondem, como a união entre a videira e o olmo, por exemplo, ou a boa combinação entre duas ou mais cores. Está escrito desta forma no Dicionário da Real Academia Espanhola. Deriva do verbo maridar e corresponde a esposar, em português, uma curiosa inversão de gênero, o que pode produzir algum embaraço enquanto estivermos examinando a carta de vinhos, ou decidindo por esta ou aquela marca.

Nem sempre casamento e harmonia andam juntos, por isso devemos ter muito cuidado na hora da escolha. Você opta por uma Paletilla de Tenasco a la Menta y Melocotón enquanto que sua namorada esposa ou companheira decide por Espirales con Setas Frescas a las Hierbas Aromáticas. Surge então um grande dilema: como combinar escolhas antagônicas com um único vinho. Seu prato pede um vinho robusto, encorpado, com estágio moderado em barricas de carvalho, safra 1998 ou anterior, um Tempranillo de Ribera del Duero, certamente. Espirales com setas frescas casa melhor com um branco jovem, elegante, com acidez equilibrada, ligeiramente frutado e alguma expressão aromática. Peça uma água mineral e reflita seriamente sobre sua escolha, trate de ganhar tempo, qualquer equívoco agora pode provocar a desunião imediata e um final de noite desastroso. Pense bem, no mínimo faltou diálogo, vocês leram o cardápio no mais completo e absoluto silêncio, ambos mergulhados em preocupações do dia a dia ou com assuntos não resolvidos durante a semana. Você devia ter abordado a teoria do prato único durante o caminho, afinal não faltou tempo para desenvolver o tema, com todos os congestionamentos que vocês tiveram de enfrentar. Melhor buscar apoio de pessoal especializado, procure imediatamente um sujeito vestindo calça preta, sapatos pretos, camisa branca e gravata borboleta igualmente preta, costumam ficar parados próximos do acesso a cozinha com o olhar fixo em algum ponto do teto. Seja sincero, explique a situação, fique tranqüilo, nada melhor do que alguém que conheça profundamente o menu e a carta de vinhos para resolver tal impasse. Transfira a responsabilidade da escolha, relaxe e desfrute a indicação, é hora de avaliar a casa conceitualmente. A partir deste momento, trate de aproveitar cada minuto de sua noite e não se preocupe se o vinho recomendado não estiver à altura de sua paletilla, ou não casar perfeitamente com as espirales com setas frescas, afinal estas decisões são mesmo complicadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Por favor. Delírios não. Onde é que se encontram setas ou Ribera del Duero? tá falando de Tordesilhas ou de Valladolid mesmo?????
Ou é no Restaurante da Sociedade Espanhola?