El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Era uma jovem bruxa

Era uma jovem bruxa e conhecia 1001 encantos. Morava num canto escondido da tristeza, em uma pequena rua estreita e sem saída, calçada com pedras irregulares de granito azulado. Construiu sua casa com peças que recolhia entre escombros de casas demolidas, eram caibros, barrotes, oitões perfurados por galerias de cupins, taboas escamadas com sinais de antigas pinturas, dormentes desenterrados de estradas de ferro esquecidas e tijolos enormes unidos por uma fina argamassa.. As paredes eram decoradas com peças de antiquários. Entre a mobília havia uma pesada bancada de marcenaria e algumas mesas rústicas com tampos de madeira. Do teto pendiam lanternas cobertas de pano vermelho e uma clarabóia iluminava toda a sala naturalmente...

Este é o Bistrô de Cida Pinto e Rosa. Fica na Rua Iete 454, Bairro Tristeza, na zona sul de Porto Alegre. Duas mineiras de Nanuque, município do Vale do Rio Mucuri, norte de Minas, divisa com o sul da Bahia e Espírito Santo. De lá trouxeram este jeito tão delicado de cozinhar e atender a clientela da casa. Servem cafés, chás, salgados, doces, sanduíches e tortas deliciosas – minha preferida é de morango com nata. Servem almoço diariamente também, o cardápio é anotado com giz no quadro-negro. Aos sábados a comida é especialmente mineira.

Nenhum comentário: