O 2° Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais será realizado em Petrolina-PE. O evento tem como objetivo central discutir fatores ligados à viticultura e à enologia de clima tropical, com o intuito de criar um Grupo Internacional de Experts em Vitivinicultura Tropical , liderado pelo Brasil, contando com especialistas de diversos países de clima temperado e tropical, para possibilitar o desenvolvimento de inovações tecnológicas que permitam incrementar a qualidade e a tipicidade dos vinhos tropicais, divulgando e tornando esta atividade rentável e sustentável, com o apoio de Organizações conceituadas e especialistas de renome Internacional.
A região Nordeste do Brasil vem produzindo uvas e elaborando vinhos há cerca de 25 anos, há grandes diferenças quando comparadas aos países temperados e regiões citadas acima. A mais importante diferença é com relação ao clima semiárido tropical, que permite a colheita de uvas ao longo do ano, pela inexistência de inverno, pela alta disponibilidade de água para irrigação, do Rio São Francisco, e altos índices de insolação, sendo possível colher entre duas a três safras por ano.
O evento, promovido por Embrapa Semiárido, Embrapa Uva e Vinho e Assitur, terá o aval do Group of International Experts of Vitivinicultural Systems for CoOperation – GiESCO, International Society for Horticultural Science – ISHS, Chaire Unesco – Culture et Traditions du Vin e da Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário