El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sexta-feira, 19 de março de 2010

Os babuinos de Franschhoek Valley

Um bando de aproximadamente 50 babuínos desenvolveu gosto muito especial por uvas cultivadas nesta região da África do Sul. A escassez de alimentos em sua reserva natural, provocada por recentes queimadas nas montanhas que circundam o vale, causou sua migração para territórios mais fartos de comida. Aprenderam a identificar variedades e sabem aguardar pacientemente o ponto certo de colheita. Passam os dias escondidos nas matas observando o vai e vem de agrônomos que  percorrem os vinhedos verificando o grau de açucar das uvas, determinando o estado de maturação, enquanto mastigam cascas e verificam a coloração das sementes. Os babuínos identificam os sinais dos humanos e sabem perfeitamente quando é dada a ordem de vindima.
Curioso é que os bichos preferem o Pinot Noir e somente de vinhedos cultivados nas partes mais altas das encostas do vale. Podem comer entre duas e três toneladas por semana.


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário: