El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

domingo, 28 de março de 2010

Santa Tereza (RS) Brasil na apresentação de slides

A colonização de Santa Tereza começou em 1885, famílias de imigrantes italianos e poloneses se instalaram as margens do Rio Taquari, na Linha José Júlio.O transporte na época era feito por balsas que subiam o Rio Taquari, o local funcionou por muito tempo como porto, um importante entreposto comercial e ligação com outras comunidades e vilarejos que se desenvolviam ao longo do curso do rio e a distante capital do Estado. Sua arquitetura eclética mantém os elementos culturais trazidos do norte da Itália sendo freqüentemente comparada à de aldeias dessa região.

A agricultura é a base da economia de Santa Tereza, o cultivo dos parreirais domina a paisagem mas também existem muitos pomares de pêssegos e nectarinas. O solo do fundo do vale do Taquari é considerado um dos mais férteis do mundo e muitos agricultores dedicam-se a a produção de hortigranjeiros. A criação de suínos também cumpre importante papel na economia local.
Toda esta região fica encravada entre montanhas da serra gaúcha apresentando clima muito peculiar, que permite o cultivo de frutas tropicais, onde não é raro encontrar mangueiras  produzindo frutos de excelente qualidade, mesmo nesta latitude ao sul de capricórnio. Produz vinhos de mesa, o nosso típico vinho colonial, vinhos finos, grapa e uma cachaça muito afamada. A transição para a alta montanha  é abrupta, subindo rapidamente para 600 ou 700 metros.
Clique sobre a apresentação de slides para exibição completa e tecle F11 para mostrar em tela cheia.



Nenhum comentário: