El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Inauguração da Gran Cru em Porto Alegre

Aconteceu na última quarta-feira a inauguração oficial da nova loja da Gran Cru. Fica na subida da Quintino Bocaiuva, lá no alto, perto do IPA. Instalada numa belíssima casa construida, provavelmente, na década de sessenta, de linhas modernas, com espaços amplos, janelões envidraçados e vista para o Parque do Moinhos de Vento. Excelente localização, fácil acesso e estacionamento para clientes. Fui a pé para recordar meus tempos de estudante colegial, tantas vezes subi e desci estas ruas durante minha infância e adolescência. É um forte aclive de 45º morro acima, e faz muito bem, abre a respiração, aguça o olfato, enfim era uma preparação pensada para o dia. Quando cheguei o movimento já era grande, proprietários de restaurantes, imprensa, formadores de opinião, muita gente reunida e circulando entre as diversas ilhas temáticas com vinhos da América do Sul, Oceania, Europa. Recebi catálogo, cálice de degustação e tive de tomar a dificil decisão de escolher quais vinhos provar. Acho que eram quase cem rótulos diferentes, todos com altíssimas pontuações da crítica especializada. Me programei para experimentar 15 amostras, mas ultrapassei um pouco este limite, pois sempre surgia um comentário entusiasmado de um ou outro participante , que me levava a novas provas. No final é triste, pois precisamos nos limitar a pequenos goles e verter fora tanto vinho valioso. Foram diversos Malbecs argentinos com 90 pontos, tintos chilenos, vinhos de Bordeaux e da Borgogne, espanhois, portugueses, italianos da Toscana, do Piemonte e do Vêneto e outros tantos que não consegui provar. No encerramento um brinde com espumantes, escolhi um Cremant de Bourgogne, caminhei até a enorme sacada e lá fiquei admirando aquela paisagem que tantas recordações me traz.
Ao sair cumprimentei Luciano, o gerente desta filial, um mineiro que esbanja simpatia e fala de vinhos com muito conhecimento e naturalidade.

Nenhum comentário: