El vino da brillantez a las campiñas, exalta los corazones, enciende las pupilas y enseña a los pies la danza. José Ortega y Gasset (1883-1955).

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Poda Guyot

Na poda Guyot renovamos totalmente os braços da videira. Toda a parte que produziu cachos no ano anterior é eliminada, e uma nova vara é escolhida para o novo ciclo vegetativo. Junto ao ponto de inserção da vara é recomendado deixar um esporão de duas gemas, com a finalidade de criar novas varas para o ciclo do próximo ano.



Este é um sistema de condução conhecido como lira, consistindo de duas cortinas verticais, ligeiramente obliquas, e com bom espaço para expansão vegetativa, boa relação entre superfície de folhagem e carga de uva produzida por metro linear.

Este sistema exige um cuidado especial para evitar o crescimento de ramos no interior das duas linhas de crescimento, que pode produzir sombreamento indesejável dos cachos. Devem ser feitos repasses periódicos eliminando brotações no interior da lira, garantindo maior arejamento e iluminação.








Um comentário:

Luis Rufo disse...

Qual o espaço que este método recomenda entre vinhas da mesma linha?